A- A+

INTRODUÇÃO

 

Visão Geral

           As redes de distribuição de energia elétrica, cuja estrutura encontra-se difundida pelos mais diversos locais, incluindo algumas das mais distantes regiões do Brasil, tiveram, como seu objetivo inicial, a transmissão da energia elétrica. Com as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis nessa área, tais linhas de energia ganharam um potencial de grande importância, como o fato de poder atuar como meio para a transmissão de dados. No cenário brasileiro, onde a disponibilidade de banda larga ainda apresenta diversos obstáculos, como tarifas elevadas e infraestrutura insuficiente, a alternativa criada pela tecnologia Power Line Communications (PLC), que permite enviar e receber quadros de informação através da fiação elétrica, exige grande foco.
           O termo energia elétrica, aspecto de fundamental importância para a compreensão dessa tecnologia, remete ao fato de que esse tipo de energia seria resultado da agitação e movimentação de cargas elétricas em um condutor [FERREIRA, 2005]. Seu potencial como meio transmissor será explorado posteriormente.
           A fim de buscar um entendimento preciso sobre os fundamentos das redes PLC, este estudo irá abordar diferentes faces do desenvolvimento dessa tecnologia, reconhecendo seu potencial como rede destinada também à telecomunicação.            

Histórico

           Apesar de ter sua aplicação comercial regularizada em diversos países ao longo dos últimos anos, a teoria juntamente com usos específicos dos sistemas baseados em ondas portadoras em linhas de alta tensão, conhecidas como Power Line Carrier, remonta à década de 1920. Companhias fornecedoras de energia elétrica utilizavam essa arquitetura com modulação analógica para telemetria, comunicações e controle remoto, aplicações viáveis em banda estreita, uma vez que a transmissão em alta velocidade exigiria altas freqüências, cuja tecnologia era indisponível para a época.
           Em 1991, a empresa Norweb Communications, responsável pela distribuição de energia elétrica em Manchester, na Inglaterra, começou a realizar testes de banda larga por meio das linhas elétricas. Só em 1997, as empresas Norweb e Nortel conseguiram resolver questões que eram obstáculos ao longo do desenvolvimento da nova tecnologia, como interferências e ruídos. Ao fim do mesmo ano, as mesmas empresas testaram o acesso à Internet em uma escola, demonstrando as possibilidades da chamada Digital Power Line [TIBALDI e JUNIOR, 2000].
           A partir de então, empresas passaram a basear seus negócios nesse modelo promissor, o que criava novas possibilidades paras as companhias de energia elétrica, tornando-se provedores de serviços de telecomunicações. Como consequência natural, a questão da padronização dos sistemas passou a ser discutida, já que representa um importante aspecto do desenvolvimento dessa tecnologia. Com essa finalidade, foram criados fóruns, principalmente nos Estados Unidos, Japão e Europa. Os mais destacados são: HomePlug Powerline Alliance, PLCForum e PLC Utilities Alliance.