Página inicial

Introdução

Topologia

Múltipos serviços

G-PON

E-PON

10G-EPON

WDM-PON

NG-PON

Panorama mundial

Perguntas e respostas

Conclusões

Bibliografia

10G E-PON: 10 Gigabit Ethernet PON

Esta tecnologia foi desenvolvida para garantir compatibilidade com a EPON já existente em diversos países e possibilitar altas taxas de transferência, podendo alcançar 10 Gb/s. O draft da especificação na IEEE, o IEEE 802.3av, foi aceito em 2007 e sua revisão final é esperada para o meio de 2009, espera-se que a indústria esteja madura o suficiente para implementações de 10G EPON em 2010.

Para garantir compatibilidade com a 1G EPON já existente, é utilizado um comprimento de onda no sentido downstream acima do utilizado para vídeo na 1G EPON, de modo que o sinal possa ser recebido pelas ONU's dos clientes sem que haja necessidade de substituição do dispositivo.

No sentido upstream, uma multiplexação no domínio do tempo garante a coexistência entre a EPON atual e a 10G, ou seja, cada ONU fala de uma vez e no CO (Central Office) o OLT chaveia o sinal recebido para o equipamento apropriado.

Esse modelo de PON pode ser implementado em modo simétrico, 10 Gb/s downstream e upstream, ou assimétrico, 10 Gb/s downstream e 1 Gb/s upstream.

 

Figura 8 - Exemplo de 10G EPON coexistindo com E-PON.

A Figura 8 (extraída do artigo 10G EPON Brings Advantages to the Fiber, ver referência bibliográfica [9]) mostra um exemplo de uma rede que tem implementado tanto 1G E-PON quanto a 10G E-PON. Nota-se que esta última trabalha em modo assimétrico.

Os protocolos MPCP e MAC utilizados são os mesmos da 1G E-PON.

Correção de erros

A FEC (Forward Error Correction) para a 10G EPON será realizada sob o código RS(255,223), semelhante ao utilizado na 1G E-PON. Além disso, quatro palavras de 66 bits carregam a informação de paridade a cada 27 palavras de dados, também são inseridos bits de controle para auxiliar a sincronização da FEC.

Próxima página >>