1. Introdução

Com o advento da portabilidade, caracterizado pela proliferação dos aparelhos e computadores móveis, as comunicações sem fio ("wireless") se tornaram popular para uma grande porção de pessoas ao redor do globo. Para muitos, passou a representar um meio de trabalho. Para outros, continua como um modo de diversão e comunicação interpessoal.

A consequência do sucesso foi a saturação de muitas redes de comunicação sem fio. As transmissões começaram a apresentar falhas; falhas que antes eram ausentes ou não eram percebidas com frequência. Fez-se necessário encontrar novas formas de comunicação, de modo a contornar o problema surgido com o congestionamento dos canais. Dentre várias possibilidades, MIMO ("Multiple Input Multiple Output" - Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas) surgiu como uma das técnicas que são capazes de otimizar o canal de transmissão e garantir maior qualidade no envio/recebimento do sinal.

A tecnologia MIMO desponta como uma das mais eficientes no ambiente da portabilidade, onde a transmissão e a recepção dos sinais deve ser efetuada com considerável precisão e acurácia, a fim de evitar prejuízos na comunicação e nos dados enviados. Projetos importantes já fazem uso de MIMO, atestanto o êxito que essa tecnologia pode vir a oferecer.