2. Histórico

Até meados da década de 90, as redes sem fio eram apenas um sonho muito caro e que nem de longe apresentavam qualidade próxima àquela que possuem atualmente. Porém o começo desse século mostrou que tudo pode mudar (significantemente) em pouco tempo. O custo caiu e o padrão de funcionamento era tão próximo ao da maioria das conexões que utilizavam fios, que até a rede sem fio mais lenta representava uma boa opção para o mercado domiciliar e empresarial que se desenvolvia.

Esse avanço das conexões sem fio também teve a ver com o interesse de companhias de TV a cabo, de telefonia, entre outras do ramo das comunicações, que vislumbravam o potencial desse novo mercado na expansão dos seus negócios.

Com o desenvolvimento acelerado das redes sem fio, novo padrões foram surgindo, oferecendo maiores taxas de transmissão e prometendo maior qualidade. Um padrão é sempre superado pelo mais recente, ao passo que os mais eficientes eram absorvidos rapidamente pelo mercado.

Motivação

Os sistemas de comunicação sem fio que vinham sendo utilizados antes da idealização dos primeiros projetos de MIMO foram por muito tempo considerados eficientes. Porém, com o desenvolvimento, o barateamento e a consequente proliferação desse modo de comunicação ("wireless") pela sociedade, os canais de dispersão de sinal começaram a ficar congestionados. Isso ocasionou o aparecimento de falhas na comunicação, com destaque para os problemas ligados à transmissão e recepção do sinal, considerando que os aparelhos não conseguem filtrar o sinal que realmente interessa a eles.

O sinal destinado a um certo receptor chega a este misturado a muitos outros sinais semelhantes, porém alheios àquela transmissão específica. Essa sobrecarga de sinais é um dos principais fatores responsáveis pela queda na qualidade da transmissão original. Para corrigir tal falha, foram estudadas e projetadas as Antenas Inteligentes, que consistem basicamente na utilização de aparelhos receptores dotados de sistemas de sensores capazes de, através da utilização de algoritmos poderosos, determinar qual sinal realmente lhe é destinado, e assim, aperfeiçoar a transmissão e recepção do sinal.

MIMO é um campo específico da área de estudo das Antenas Inteligentes. E é, talvez, um dos campos mais promissores e úteis na busca da maior eficiência na comunicação sem fio. MIMO surge como uma alternativa aos problemas supracitados. Os pontos principais que as antenas tipo MIMO tentam combater são a capacidade limitada das redes atuais (levando em conta que estas estão saturadas) e a necessidade de se garantir maior qualidade de transmissão e maior área de cobertura (alcance) do sinal.