Introdução

PaaS - Plataforma como Serviço

Serviços de plataforma de Nuvem (PaaS) são utilizados para aplicações enquanto fornecendo componentes de nuvem ao software. O que os desenvolvedores ganham com o PaaS é uma framework na qual eles podem construir e customiza aplicações. O PaaS torna o desenvolvimento, a testagem e a execução de aplicações simples, rápidas e eficientes. Com essa tecnologia, um fornecedor terceirizado pode administrar sistemas operacionais, virtualização, servidores, armazenamento, networking e o próprio software PaaS. Desenvolvedores, entretanto, precisam administrar as aplicações.

Existem vários tipos de PaaS, incluindo público, privado e híbrido. O PaaS foi originalmente concebido como uma solução de aplicativo na nuvem pública, antes de expandir para incluir as opções privadas e híbridas.

PaaS público é derivado de software como serviço (SaaS) e está situado na computação em nuvem entre SaaS e infraestrutura como serviço (IaaS). O SaaS é o software que está hospedado na nuvem, para que ele não ocupe disco rígido ou espaço no servidor. IaaS fornece armazenamento virtual a partir de um provedor com escalabilidade ajustável. Com IaaS, o usuário ainda tem de gerir o servidor, enquanto que com PaaS o gerenciamento do servidor é feito pelo provedor.

O PaaS privado normalmente pode ser baixado e instalado tanto em infra-estrutura no local de uma empresa, ou em uma nuvem pública. Uma vez que o software é instalado em uma ou mais máquinas, o PaaS privado organiza os componentes de aplicação e banco de dados em uma única plataforma de hospedagem.