Introdução

Modelos de Implantação

Existem alguns modos de implantação uma sistema de computação em núvem:

  • Pública
  • Privada
  • Híbrida
  • Comunidade

O Modelo de Implantação diz a respeito de onde os recursos estão e quem tem acesso/controle a eles.

Núvem Pública

Neste modelo, os recursos são compartilhados, normalmente localizados num provedor terceiro que fornece soluções de computação em núvem para diversas empresas e indivíduos. Note que os recursos são compartilhados, mas não necessariamente todos tem acesso a todos os recursos.

A principal vantagem da núvem pública é que como os recursos são compartilhados entre diversas empresas, isto pode ajudar a diminuir os custos, principalmente se os usuários forem pequenas empresas ou indivíduos com pouca demanda.

Normalmente uma núvem pública vem acompanhada de um sistema de autorização.

Núvem Privada

Neste modelo os recursos não são compartilhados. Isto é, utiliza-se servidores dedicados para a mesma empresa ou indivíduo.

Ela pode ser hospedada remotamente (num provedor terceiro) ou localmente (na própria empresa). A principal vantagem é que assim o usuário sabe quanto ele pode crescer. A grande desvantagem aparece para usuáriso com pouca carga ou carga que varia muito com o tempo.

Núvem Híbrida

É apenas o modelo no qual parte da infraestrutura é usada como privada e parte como pública. Um exemplo é o caso da Amazon, que utiliza parte de sua infraestrutura como uma Núvem Privada para eles mesmos e outra parte é disponibilizada para ser alugada por terceiros, como uma Núvem Pública

Núvem Comunitária

Neste modelo, um grupo de pessoas ou empresas, normalmente com interesses em comum, se juntam a criar uma cloud compartilhada apenas entre os membros desta comunidade. Os recursos estão localizados com um ou mais participantes da comunidade.