Curiosidades

Por que cebola?
O Nome onion, ou cebola, remete ao modo de transmissão dos pacotes de dados pela rede TOR, chamado de onion routing ("roteamento cebola"). O cliente TOR que esta enviando a mensagem seleciona um caminho de roteadores na rede e encripta a mensagem diversas vezes (usando encriptação assimétrica) e, a cada servidor, o pacote recebido (a cebola) é desencriptada, ou seja, uma camada do pacote é retirada, como uma cebola sendo descascada, e um novo caminho randômico pode ser escolhido. Assim apenas o remetente, o ultimo servidor e o receptor veem a mensagem original.


Diagrama do onion routing

Tor e a Política
Jacob Appelbaum, funcionario do Tor e voluntario do Wikileaks, rodava o mundo ensinando a ativistas, politicos e espioes a como usar o Tor e não serem rastreados pelos governos repressores. Em suas palavras: "O importante para mim é que as pessoas tenham comunicação livre de vigilância. O Tor não deveria ser considerado subversivo, mas sim uma necessidade. Qualquer pessoa em qualquer lugar deveria poder falar, ler e formar suas próprias crenças sem ser monitorada. As coisas tinham de chegar a um ponto no qual o Tor não é uma ameaça, e sim utilizado por todos os níveis da sociedade. Quando isso acontecer, venceremos". Uma das facetas do Jacob para 'traficar' o Tor é uma moeda de cinco centavos
que ao ser jogada no chão se abre e revela um cartão de memória Micro SD com uma cópia do Tor.

Fatos marcantes que ocorreram graças ao Tor (fonte: reportagem da revista Rolling Stones, 07/12/2010):

  • Um suspeito membro de alto escalão do exército iraniano utilizou o Tor para vazar informações sobre o aparato de censura de Teerã.
  • Um blogueiro tunisiano exilado na Holanda usa o Tor para burlar a censura estatal.
  • Durante as Olimpíadas de Pequim, protestantes chineses usaram o Tor para esconder suas identidades do governo.
  • O WikiLeaks roda no Tor, o que ajuda a preservar o anonimato de seus informantes. Nas palavras do fundador Julian Assange da Wikileaks: "Não dá para subestimar a importância do Tor para o WikiLeaks".
< Ferramentas | Conclusão >