Introdução

Seus passos na internet podem estar sendo seguidos. Através da analise de tráfego, empresas criam relatórios, traçando perfis de usuários que são utilizados para monitorar empresas concorrentes, fazer publicidade direcionada, entre outras coisas.

O Projeto TOR é um software aberto que permite que o usuário navegue de forma anônima na internet. O programa modifica o caminho direto remetente-receptor que os pacotes de dados seguiriam, criando caminhos aleatórios através dos servidores voluntários que foram introduzidos na rota. Cada um desses servidores armazenam somente o servidor imediatamente anterior que enviou o pacote e posterior que receberá o pacote, assim, se algum pacote for interceptado, só terão acesso a um enlace do caminho. Logo, não há uma conexão direta entre a origem e o destino final das informações enviadas, garantindo que os usuários se tornem anônimos.

Histórico

O Projeto Tor surgiu da união entre dois centros de pesquisa militares, o Laboratório Central da Marinha para Segurança de Computadores e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa, a DARPA (na época sem o 'd', a ARPA ficou conhecida pela criação da precursora da Internet, a ARPANet). A ideia original era proteger as comunicações do governo e dos militares.

A Rede Onion evoluiu e seus objetivos ficaram mais abrangentes, surgindo o Projeto TOR, The Onion Router, que visava a criação da internet invisível, uma área onde qualquer pessoa ou empresa possa navegar em segurança e total anonimato. O projeto acabou caindo no esquecimento, até que a fundação EFF, Electronic Frontier Foundation, um grupo famoso por defender os direitos civis, decidiu abraçar o projeto fornecendo apoio político e financeiro à causa.

Neste trabalho, analisaremos o programa TOR, suas vantagens e desvantagens, além de saber mais sobre as ferramentas que são baseadas neste projeto e como elas interagem.

< Início | Por que usar >