Motivação

 

A liberdade de poder usar os computadores pessoais (PCs) para diversas aplicações tem atraído muitos usuários para as novas tecnologias oferecidas. O crescimento da internet tem criado diversas novas aplicações e oportunidades, mas ao mesmo tempo tem dado oportunidades para sermos infectados por vírus ou sofrermos algum tipo de ataque malicioso. O uso de antivírus e firewalls ajudam a manter a segurança, mas nenhum deles oferece uma certeza absoluta de que estamos livres das ameaças. Então, há uma necessidade de se criar um novo mecanismo de segurança para assegurar a integridade do sistema e a segurança de seus usuários.

 

Nesse contexto, nasce o conceito de Computação Segura (TC), desenvolvido pelo Trusted Computing Group (TCG). O TC tem como proposta a solução de diversos problemas de segurança existentes atualmente através de mudanças no hardware dos PCs. É importante observar que o objetivo não é oferecer total proteção contra ataques, mas sim diminuir em massa a quantidade deles. Além disso, torna-se necessária também uma adaptação dos softwares e principalmente do sistema operacional para que sejam equivalentes ao hardware.

 

A utilização do TC trará alguns benefícios, como: Proteção de dados e do sistema, autenticação segura e uma proteção da identidade dos usuários, o estabelecimento da integridade do computador.

 

Embora tudo isso seja benéfico para os usuários de computadores, o TC tem recebido críticas sobre algumas aplicações na qual ele pode ser usado que traria uma perda de liberdade no uso dos computadores. Além disso, nota-se que existem diversas barreiras desde a sua implementação até o seu funcionamento de forma correta.