Conclusão

 

    O conceito de computação segura apresenta uma boa proposta de solução para os problemas de segurança existentes. A idéia de usar o hardware para oferecer maior segurança aparenta ser uma alternativa segura para fugir dos ataques presentes na internet. Porém, atualmente o número de aplicações que tem usado este conceito é muito limitado.

    É evidente que mais pesquisas e cuidadosos testes são necessários para tornar tudo isso realidade. As limitações e os problemas ainda existentes em sua implementação são grandes desafios a serem enfrentados. Além disso, as críticas feitas por diversos estudiosos quanto ao fato de tratar os proprietários de computadores como “adversários” e potenciais ameaças não agradam a grande parte das pessoas.

    Para o futuro, podemos prever que se os problemas atuais forem encarados com seriedade, a computação segura pode se tornar uma realidade para todos. Uma infra-estrutura para dar suporte ao seu uso deve ser estabelecida. Este é um problema não muito difícil de ser resolvido, porém é mais provável que essa tecnologia chegue primeiro no mundo dos negócios antes de nossos lares.

    Por fim, com as grandes empresas investindo no desenvolvimento dessa tecnologia, a computação segura tem tudo para se estabelecer em alguns anos como uma maneira inteligente de resolver boa parte dos problemas de segurança existentes.