Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenharia Eletrônica e de Computação

Redes de Computadores I - 2010.1

Grupo:

Bruna Luisa Ramos Prado Vasques

Igor Bichara de Azeredo Coutinho

Manuela Ferreira de Lima

Vitor Paranhos de Oliveira Carneval

Resumo

Este trabalho tem o intuito de explicar o que é o ZigBee e como ele funciona. Consiste em uma breve explanação sobre a história de porque surgiu o ZigBee, o porquê da criação de um protocolo que se parece, e muito, com o Bluetooth, e porque esse protocolo pode ser considerado mais eficiente para algumas aplicações.

Serão detalhadas nesse trabalho as principais definições do protocolo 802.15.4, sua camada física, e os pontos mais relevantes a respeito de sua camada MAC.

Serão detalhados também os tipos de dispositivos que existem em uma rede ZigBee e quais funções lógicas esses dispositivos podem exercer. Posteriormente a esse detalhamento falaremos sobre quais topologias de rede são possíveis em uma rede de dispositivos ZigBee.

Na parte final do trabalho, apresentaremos alguns casos de aplicação do ZigBee e tentaremos explicar porque a descrita tecnologia pode ser vantajosa nessas aplicações.

Durante todas as sessões desse trabalho tentaremos mostrar que o ZigBee pode ser vantajoso para algumas aplicações em específico, devido a algumas características nas quais a tecnologia concentra seu valor. Uma dessas características é o baixo consumo de energia, e durante o nosso trabalho mostraremos também quais características do protocolo permitem esse consumo diferenciado.

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"

TopArrow