Topologias

As diferentes funcionalidades dos dispositivos permitem uma variedade de maneiras de se instalar a rede. De acordo com a necessidade da aplicação, uma rede pode ser mais robusta, mais econômica, centralizadora ou distribuída. Essas características determinarão o tipo de topologia a ser empregado, como será descrito a seguir.

Estrela

Na topologia estrela a conexão é realizada entre os dispositivos e um único coordenador central, que é chamado de coordenador PAN.

Quando um FFD for ativado pela primeira vez ele pode estabelecer sua própria rede e se tornar o coordenador PAN. Cada rede vai funcionar com um identificador PAN, diferente dos usados por outras redes que estejam dentro da região de influência das ondas de rádio, permitindo que cada uma das redes opere individualmente.

Figura4

Figura 12: Representação de uma rede em estrela

Malha

A topologia em malha, também conhecida como peer-to-peer ou mesh, também tem apenas um coordenador PAN. Nessa topologia todos os dispositivos podem se comunicar entre si desde que estejam dentro dos alcances dos dois. Essa topologia pode ser considerada uma rede ad hoc, com capacidade de se auto-organizar e de se auto-estruturar: self-organizing e self-healing.

Essa configuração permite também múltiplos caminhos ligando um dispositivo aos outros dispositivos da rede, de forma a permitir uma maior robustez na rede.

Figura5

Figura 13: Representação de uma rede em malha

Árvore

Essa topologia pode ser exemplificada como um aglomerado de redes com topologia malha, ligados por um coordenador PAN, que ficará responsável pela rede.

O coordenador PAN formará o primeiro cluster se estabelecendo como um coordenador do aglomerado (CLH - Cluster Head), estipulando um identificador para esse cluster (CID - Cluster Identifier), através da escolha de um identificador PAN (PID) ocioso.

O dispositivo fará o broadcast do beacon frame, anunciando a existência da rede. Algum dispositivo que tenha recebido o beacon frame pode requisitar sua entrada na rede, no CLH em questão. Se o coordenador PAN permitir a entrada do novo dispositivo ele será adicionado como um novo dispositivo filho em sua listagem de vizinhos. Os dispositivos recém adicionados irão se estabelecer, e assim como seus “pais” enviarão beacon frames buscando novos candidatos a se juntarem a rede. O coordenador PAN pode instruir um dispositivo a se tornar o CLH de um novo aglomerado adjacente ao primeiro.

A principal vantagem dessa estrutura em árvore é aumentar a área de cobertura, pagando o custo de aumentar o atraso da mensagem.

Figura6

Figura 14: Representação de uma rede em árvore

TopArrow