Introdução

A comunicação está presente na vida dos seres humanos desde os primórdios da humanidade. No começo, nos limitávamos a fazer gestos, trocar olhares, emitir ruídos. Foi então que alguém teve a brilhante idéia de criar símbolos para transmitir uma mensagem com significado explícito para quem visse: Ele começou a desenhar nas paredes das cavernas símbolos que significavam o que ele estava ou ia fazer, onde estava ou o que desejava.

A comunicação por símbolos foi de grande importante e por muito tempo a mais utilizada em nossa sociedade. Como um exemplo de comunicação por símbolos, temos os hierógrafos egípcios ate hoje muito estudados e famosos. Outro modo de comunicação por símbolos foi utilizado por africanos e índios americanos, que se comunicavam através da batida de tambores no caso dos africanos e sinal de fumaça no caso dos índios americanos, sendo essa retratada em desenhos animados famosos dos dias de hoje.

Com o passar do tempo, o ser humano foi avança em vários campos sociais, econômicos, administrativos. Passamos a cultivar alimento, contar, domesticar animais, desenvolver ferramentas, inventar técnicas como “fazer fogo” e tecer. Com isso, a necessidade de se transmitir conhecimento e criar “acordos” entre tribos crescia propiciando o advento da escrita.

Deixamos a pré-história para adentrar no mundo atual! Mundo da comunicação não apenas por símbolos e gestos, mas principalmente pela escrita, ou seja, símbolos que possuem significado claro e objetivo, geralmente sem duplo sentido dentro de um contexto.

A escrita é com certeza um marco para a comunicação humana, pois através dela tudo que era conhecido pode começar a ser “arquivado”, difundindo o conhecimento a principio localmente. Com a escrita, surgiram as cartas, que se transformaram em livros que influenciaram a aparição da imprensa e conseqüentemente o jornal. Agora o conhecimento não era mais local, mas regional, nacional, internacional!

A partir de um dado momento, a comunicação em si deixou de ser o foco principal, dando espaço para a velocidade de adquirir e transmitir a informação. Necessitávamos transmitir e receber informações do outro lado do planeta da forma mais rápida possível e com os vários avanços intelectuais no decorrer dos séculos, os seres humanos possuíam conhecimentos para tal.

O primeiro desses métodos utilizado foi o telegrafo, conhecido como Código Morse trata-se de uma comunicação via rádio largamente utilizada no inicio para transmitir e receber mensagens a longa distancia. A utilização deste, abriu caminho para a invenção do rádio décadas depois, sendo essa tecnologia largamente utilizada ate hoje (como no bluetooth, tema deste trabalho).

Assim como o fluxo de informação crescia, a necessidade de passa-la adiante também crescia e foi então que surgiram varias tecnologias no século passado, como a televisão, o telefone. Na onda das telecomunicações e comunicações a longa distancia, nasceu a internet, largamente utilizada nos dias atuais e com ela o e-mail e logo apos os satélites e celulares.

A comunicação ate então se dava de forma muito direcionada. A informação era produzida e transmitida por empresas ou áreas especificas. Havia então a necessidade de transmitir dados e informação de pessoa para pessoa sem ter que passar por um “órgão” editor. Surgiram então as redes sociais e aparelho eletrônicos capazes de produzir e transmitir informação através de tecnologias específicas. Uma dessas tecnologias ficou conhecida como Bluetooth.

Este trabalho refere-se sobre o Bluetooth, uma tecnologia que visa a troca de informação e dados entre pessoas, disseminando assim a comunicação entre seres humanos. Trataremos em outros tópicos assuntos como o que é Bluetooth, sua estrutura tecnológica, as vantagens de se utilizar bluetooth, suas aplicações atuais e possivelmente futuras e uma conclusão sobre o assunto.

Redes 1 - 2010/1 - UFRJ