Definição

Bluetooth (Dente azul em português) é uma homenagem ao rei Viking Harald que tinha o sobrenome “Blatand” que na língua viking significa dente azul. O rei viking unificou a Dinamarca à Noruega e Suécia, e a tecnologia Bluetooth ganhou esse nome com intuito de unificar os aparelhos eletrônicos existentes.

O verdadeiro nome do Bluetooth no meio tecnológico é IEEE 802.15, protocolo que permite a conectividade de diversos aparelhos eletrônicos como celular, computadores, impressoras entre outros.

A comunicação utilizando o Bluetooth é feita atrás de uma rede sem fio (wireless), o que lhe permite uma grande mobilidade e um baixo custo. A conexão é feita através de ondas de radio de curto alcance e permite uma transferência de dados de aproximadamente 1 Mbps. Numa comunicação entre aparelhos, podemos ter a configuração de um mestre e vários escravos e para esta rede damos o nome de piconet. Uma rede piconet tem no máximo 8 dispositivos contidos nela.

Outra característica marcante do Bluetooth é a segurança que o dispositivo possui em sua comunicação. Através de autentificação de códigos, criptografia e mecanismos de segurança, o Bluetooth garante a total segurança de comunicação entre dispositivos e exclui qualquer tipo de interferência na comunicação entre os dispositivos.

O Bluetooth é atualmente gerenciado pela SIG (Special Interest Group). Inicialmente o grupo foi formado por empresas de tecnologia como a Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia para desenvolver o padrão de utilização do mesmo. Hoje, a SIG é formada por mais de 2000 empresas ligadas ao ramo de tecnologia em todo o mundo.

Redes 1 - 2010/1 - UFRJ