Conceitosbásicos
> Arquitetura SCSI

Os três sistemas estudados aqui usam SCSI para transportar os dados, então para o entendimento de como se dar este transporte é recomendável o conhecimento básico da arquitetura do Small Computer System Interface (SCSI).

A Arquitetura do SCSI

A arquitetura do SCSI é sistema virtual de comandos e respostas trocadas entre uma origem (initiator) e um destino (target). A função primordial da arquitetura SCSI é permitir uma camada de abstração entre o clientes e os dispositivos de armazenamento, pois sem a camada de abstração, cada aplicação teria quer conter detalhes de todos os dispositivos usados. Isso levou ao desenvolvimento de um padrão de interfaces para os sistemas e dispositivos de armazenamento, um padrão de armazenamento abstrato para sistemas abertos.
SCSI Architecture Model (SAM)
Figura 1.12 - Retirada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking

A relação entre origem e destino SCSI é definida no Modelo de Arquitetura SCSI (SCSI Architectural Model - SAM-4), ilustrada na Figura 1.13.

SAM-4
Figura 1.13 - Retirada de Designing Storage Area Networks

Protocolo de comando SCSI

O protocolo de comando do SCSI é uma das chaves para o transporte de dados rápido e preciso entre os clientes e os dispositivos de armazenamentos. Os comandos e dados são transportados entre o cliente e o alvo nas redes SANs principalmente por Fibre Chanel Protocol e iSCSI.

Ligação entre o cliente e o alvo
Figura 1.14 - Retirada de Storage Networking Fundamentals

Obs: Para um conhecimento aprofundado sobre o transporte de dados em redes envolvendo Fibre Channel ou Ethernet, o básico de SCSI deve ser bastante compreendido. Uma breve introdução sobre o que é SCSI foi apresentada como base outros tópicos e mais informações será adicionadas conforma a necessidade.

Protocolos de camada superior

O protocolo da camada de rede é responsável apenas por mover os dados de um ponto para o outro. O que será feito com os dados é responsabilidade de protocolos de nível superior (upper-level protocol). Em redes SANs, os ULPs mais empregados são variações do protocolo SCSI que acabamos de ver. Esses ULPs encapsulam os comandos básicos SCSI de leitura e escrita, estado, e dados. São exemplos de ULPs: FCP, FCIP, iFCP, FCoE e iSCSI. Tais ULPs serão explicadas na próxima sessão, Storage Area Network.

ULPs
Figura 1.15
Redes de Computadores I - EEL878 - 2008.1
Al. Rodrigo Machado Costa
Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte