Conceitosbásicos
> Topologias

A necessidade de armazenamento varia de acordo com a aplicação pretendia, por isso é ideal ter os fundamentos de cada topologia para ajudar na escolha da arquitetura mais apropriada.

A forma que os servidores e os dispositivos de armazenamentos estão ligados varia de arquitetura para outra. Geralmente, os sistemas de armazenamento compartilhados são divididos em Storage Area Networks (SANs) e Network-Attached Storage (NAS). Em SANs, a estrutura da rede pode ser Fibre Channel ou Gigabit Ethernet, e os dados são transportados em bloco de dados (block-based), Small Computer Systems Interface (SCSI). Em NAS, a estrutura da rede é normalmente Ethernet, e os dados são transportado ao longo da rede em arquivos (file-based).

Direct-attached storage

Direct-attached storage (DAS) é um meio dedicado para conectar sistemas. A conectividade é a principal limitação do DAS, os dispositivos de armazenamentos estão ligados diretamente a um computador. Conforme a Figura 1.8, o dados de um dispositivo são acessados pelos outros computadores da rede através do computador ligado este dispositivo.
Direct-attached storage
Figura 1.8 - Retirada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking

Network Attached Storage

O Network-Attached Storage (NAS) é um meio compartilhado que usa a rede por IP e protocolos de sistemas de arquivos como Network File System (NFS) ou Common Internet File System (CIFS) para o acesso aos dados. O uso do TCP/IP como transporte de dados acarreta perca de desempenho.

O número de dispositivos que NAS pode gerenciar é limitado apenas para capacidade do NAS gerenciar os serviços de pedidos e o throughput da rede entre o dispositivo e o cliente. No NAS os sistemas de arquivos são compartilhados ente vários clientes, permitindo uma grande escalabilidade.

Exemplo esquemático do NAS
Figura 1.9 - Retirada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking

Storage Area Network (SAN)

No Storage Area Network (SAN) o acesso é através de uma estrutura que oferece flexibilidade e alto desempenho. Vários clientes podem acessar diferentes dispositivos de armazenamentos, similarmente ao NAS, mas com um overhead muito menor e com uma estrutura de rede dedicada, geralmente baseada em Fibre Channel. SAN seria a combinação da configuração e flexibilidade do NAS com o alto desempenho associado ao DAS.
Exemplo esquemático do FC-SAN
Figura 1.10 - Retirada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking

Comparação entre as Topologias

Na Tabela 01 encontra-se uma comparação entre as três soluções mais comuns para sistemas de armazenamento.

 
Direct-Attached Storage
Network-Attached Storage
Storage Area Network
Flexibilidade
Pobre
Boa
Boa
Desempenho
Excelente
Regular
Muito Boa
Conectividade
Pobre
Boa
Boa
Tabela 01 - Adaptada de Practical storage area networking

Na Figura 1.11 também temos um comparação entre DAS, NAS e SAN (FC-SAN), mas agora comparando a estrutura de cada solução. A solução SAN mostrada aqui é chamada de FC-SAN, onde o protocolo fibre channel (FCP - Fibre Channel Protocol) é mapeado diretamente sobre o FC. Existe outras soluções para o Storage Area Network, a mais usual é iSCSI que será abordada mais a frente.

Comparação entre DAS, NAS e SAN
Figura 1.11 - Modificada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking
Redes de Computadores I - EEL878 - 2008.1
Al. Rodrigo Machado Costa
Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte