next up previous contents
Next: Oportunidades e Desafios Up: Introdução às Redes de Previous: Sumário   Sumário

Introdução

Recentemente, a demanda por conectividade tem causado um crescimento exponencial das comunicações sem fio. As redes sem fio têm ampliado o acesso aos serviços da Internet. Essa tendência é confirmada pelos aumentos sucessivos da capacidade de transmissão de dados das redes sem fio. Com a proliferação desse tipo de rede, novas aplicações têm sido desenvolvidas. Nos últimos anos, surgiram aplicações que exigem baixas taxas de transmissão, tais como controle e monitoramento industrial, automação residencial, sensoriamento, etc. Por envolverem, de alguma forma, sensoriamento, as redes sem fio que suportam essas aplicações ficaram conhecidas como Redes de Sensores Sem fio (RSSF) ou Redes Pessoais Sem Fio de Baixas Taxas (Low-Rate Wireless Personal Area Networks - LR-WPANs), devido às baixas taxas de transmissão, ao curto alcance e à ausência de infra-estrutura pré-existente.

As RSSF (Redes de Sensores Sem Fio) tiveram grande crescimento com o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos de baixo custo, baixa potência e com múltiplas funcionalidades, denominados sensores. Sensores são dispositivos eletrônicos pequenos e capazes de realizar funções como coleta e processamento de dados, além de se comunicarem entre si, usualmente através de um canal RF (rádio freqüência). As redes de sensores são capazes de detectar eventos ou fenômenos, coletar e processar dados e transmitir as informações coletadas aos usuários interessados.

Nesse trabalho é feita uma introdução às RSSF (Redes de Sensores Sem Fio). A seção 2 apresenta as oportunidades, tanto comerciais como acadêmicas, que surgiram nos últimos anos, bem como os desafios a serem enfrentados nos próximos anos. As principais aplicações das redes de sensores são descritas na seção 3. No presente trabalho são apresentadas as principais características das RSSF (seção 4). Em seguida, são discutidas algumas métricas que permitem avaliar o desempenho de RSSF (seção 5) e os principais protocolos de comunicação utilizados (seção 6). Além disso, são tratadas as questões de segurança (seção 7).


next up previous contents
Next: Oportunidades e Desafios Up: Introdução às Redes de Previous: Sumário   Sumário
Copyright © 2006 Marcelo D. D. Moreira