next up previous contents
Next: Considerações Finais Up: Introdução às Redes de Previous: Arquitetura de Comunicação   Sumário


Segurança

A segurança é um aspecto de extrema importância em muitas aplicações de RSSF. Caso nenhum mecanismo de segurança seja utilizado, as informações sensoriadas, o ambiente de sensoriamento, a rede de sensores e até mesmo o fenômeno a ser observado podem ficar comprometidos. As aplicações militares requerem altos níveis de segurança. As RSSF instaladas em um campo de batalha podem oferecer acesso confiável às informações das condições do campo de batalha sem risco de vida. Porém, se a rede de sensores não tiver mecanismos adequados de segurança, ela se tornará uma arma poderosa nas mãos inimigas. No caso de aplicações comerciais, a privacidade e a confidencialidade são os requisitos de maior relevância. Com o surgimento de novas e complexas aplicações de RSSF, o controle de acesso tem ganhado importância recentemente. Para que uma rede de sensores forneça dados com segurança é necessário que diversos requisitos sejam cumpridos. Alguns desses requisitos foram selecionados em [7] e listados a seguir.

Confidencialidade
O objetivo da confidencialidade é garantir que as informações sensoriadas não sejam reveladas a alheios. Uma estratégia para manter o sigilo da informação é criptografar os dados com uma chave secreta que somente o receptor possua, garantindo confidencialidade.

Autenticação
A autenticação de mensagens é importante para muitas aplicações em redes de sensores, principalmente para funções administrativas, como por exemplo, reprogramação de rede. O receptor precisa assegurar que os dados usados em qualquer processo de decisão se originam de fonte correta. No caso de comunicação em duas partes, a autenticação dos dados pode ser alcançada através de um mecanismo simétrico, onde o emissor e o receptor compartilham uma chave secreta para computar um código de autenticação de mensagem de todo dado comunicado. Quando uma mensagem com um código de autenticação de mensagem correto chega ao receptor, ele conhece o emissor que enviou a mensagem. Este estilo de autenticação não é seguro para ser aplicado com difusão [8].

Integridade
O objetivo da integridade de dados é assegurar ao receptor que não houve alteração no dado recebido durante seu trânsito pela rede. Em [8], a integridade de dados é alcançada pela autenticação dos dados.


next up previous contents
Next: Considerações Finais Up: Introdução às Redes de Previous: Arquitetura de Comunicação   Sumário
Copyright © 2006 Marcelo D. D. Moreira