next up previous contents
Next: Aplicações Up: Introdução às Redes de Previous: Introdução   Sumário


Oportunidades e Desafios

O interesse na área de redes de sensores sem fio têm crescido bastante, tanto em âmbito de pesquisa, como em setores comerciais. Os interesses comerciais se refletem nos investimentos feitos por empresas que começam a oferecer soluções em hardware e software. Comparada ao uso de poucos e caros sensores de alta eficiência, a estratégia de instalação de numerosos sensores de baixo custo possui vantagens significativas. Essa estratégia, com um custo total menor ou igual à primeira, possui as seguintes vantagens:

O ponto principal é posicionar os sensores próximos à fonte potencial do problema ou do fenômeno, onde os dados coletados irão obter os melhores resultados. Dessa maneira, essa estratégia tem se revelado bastante promissora. A revista Business 2.0 [1] incluiu os sensores autômatos como uma das seis tecnologias que irão mudar o mundo e a Technology Review do MIT e Globalfuture classificaram as RSSF como uma das dez tecnologias emergentes que irão mudar o mundo [2]. Além disso, a combinação das tecnologias de redes de sensores com sistemas micro-eletromecânicos (Micro-Electro-Mechanical Systems - MEMS) [3] e nanotecnologia irá reduzir sensivelmente o tamanho dos nós e aumentar as capacidades da rede, criando novas oportunidades.

Apesar das vantagens apresentadas, o desenvolvimento de redes de sensores sem fio encontra alguns desafios no projeto de hardware, protocolos de comunicação e aplicações. Alguns desses desafios estão listados a seguir.

Muitos pesquisadores estão atualmente engajados no desenvolvimento de mecanismos que vençam todos esses desafios. Ao longo desse trabalho, essas questões serão discutidas com mais detalhes e serão apresentadas as principais propostas encontradas na literatura.


next up previous contents
Next: Aplicações Up: Introdução às Redes de Previous: Introdução   Sumário
Copyright © 2006 Marcelo D. D. Moreira