Características

Como os usuários de banda larga possuem diferentes necessidades e recursos financeiros, foram desenvolvidos diferentes tipos de DSL. Algumas características desta tecnologia são específicas para determinado tipo de DSL, mas as principais são comuns a todos.

A principal característica da tecnologia DSL é o fato de aproveitar os pares trançados de fios de cobre que são utilizados pelos telefones comuns (POTS). Assim, a instalação fica bastante simplificada e barata.

Outra característica importante é o fato de manter o computador sempre conectado. Apesar de isto ser uma vantagem, por não haver a necessidade de fazer um pedido de conexão e esperar uma resposta do provedor, isto torna o computador mais vulnerável a ataques, mesmo que o usuário não esteja recebendo ou enviando dados. Por isso, é recomendado o uso de um firewall.

As linhas DSL permitem o uso simultâneo da linha para dados e voz, ou seja, é possível utilizar a conexão via DSL no computador enquanto se usa o telefone normalmente.

Cada tipo de linha DSL oferece diferentes velocidades, que variam de taxas em torno de 64 kbps até taxas da ordem de 50 Mbps. A velocidade máxima de transferência de dados nas linhas DSL varia de acordo com vários fatores. Existem vários tipos de DSL, cada um utilizando tecnologias diferentes e tipos de modulação e codificação diferentes. Alguns tipos são simétricos, ou seja, oferecem a mesma velocidade para envio e recepção de dados, e outros tipos são assimétricos, com a velocidade de recepção de dados maior que a de envio de dados. Além disso, existem outros fatores que influem sensivelmente no desempenho do sistema, como o equipamento usado, a qualidade e espessura dos cabos e, principalmente, a distância entre o usuário e a central que oferece o serviço. Conforme a distância aumenta, a qualidade do sinal diminui, e, conseqüentemente, a velocidade de conexão também diminui. Por isso, os serviços DSL são limitados a uma distância máxima entre usuário e central, pois, a distâncias acima do limite, a qualidade do serviço fica sensivelmente prejudicada.

À primeira vista, pode parecer estranho o fato de a tecnologia DSL ser sensível a distância, pois este fato não ocorre nas chamadas de voz e nas conexões discadas. Isso é conseqüência do uso de um dispositivo chamado loading coil nas centrais telefônicas. Este dispositivo é um indutor que, ligado em série com a linha telefônica, compensa a capacitância da linha, funcionando, assim, como um amplificador para os sinais de voz, até aproximadamente 3,4 kHz. Como nas conexões DSL são utilizadas freqüências muito mais altas, este dispositivo é incompatível com as conexões DSL. A figura abaixo mostra uma conexão DSL entre o usuário e a central.

Conexão DSL entre usuário e central.

Um outro problema que prejudica as conexões DSL é a interferência entre canais (crosstalk). Este efeito pode ocorrer em chamadas de voz. Quando isso acontece, é possível escutar outra conversa no fundo.

O efeito crosstalk pode ser de dois tipos: near-end crosstalk (NEXT) e far-end crosstalk (FEXT). O efeito NEXT ocorre quando um fio está transmitindo um sinal e outro fio próximo, através de um casamento indutivo e capacitivo, recebe este sinal. O efeito FEXT é semelhante, mas o fio que capta o sinal está próximo do receptor, e não do transmissor.

 

Anterior

 
Próxima
Introdução Página Inicial
Equipamento