3. Definição
SSL é o protocolo mais usado para implementar criptografia na Internet (pois é o mais usado na web). Ele funciona como uma camada intermediária entre as camadas de transporte e de aplicação, como mostra a figura 1.
graphic
Figura 1: Protocol Stack
Ainda que esse protocolo seja mais usado na web, ou seja, com HTTP na camada de aplicação, ele pode ser usado para encriptar diversos protocolos, como:
- Net News Transfer Protocol (NNTP),
- Lightweight Directory Access Protocol (LDAP),
- Interactive Message Access Protocol (IMAP),
- Post Office Protocol (POP) e
- File Transfer Protocol (FTP).
Esse protocolo provê confidencialidade, autenticidade e integridade, graças a sua infra- estrutura de chaves, à encriptação e às checagens que faz usando um hash da mensagem.
Apesar de o TLS e o SSL não serem iguais, suas diferenças serão tratadas apenas nos próximos parágrafos, já que o TLS nasceu do SSL, compartilhando da maioria de suas características.
  • TLS compreende SSL; o inverso não é verdade;
  • TLS usa Keyed-Hashing for Message Authentication Code (HMAC) para gerar seus hashes. SSL usa Message Authentication Code (MAC) (o primeiro produz hashes mais seguros).
  • Enquanto o SSL requer que uma autoridade certificadora raiz seja sempre consultada, o TLS permite que uma autoridade intermediária seja usada.
  • Outras pequenas diferenças no cabeçalho e nas mensagens de alerta.