8. Conclusão

A partir do cenário descrito e dos fatos apresentados, é possível inferir que os sistemas de transmissão e recepção que utilizarem múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO) terão um melhor desempenho na comunicação em redes sem fio. Essa performance superior é justificada pela arquitetura mais eficiente, que faz uso dos princípios das Antenas Inteligentes, e se baseia, entre outros fatores, nos obstáculos que o sinal encontra no seu percurso enquanto é transmitido.

A arquitetura mais avançada, e os algoritmos utilizados nos sensores das antenas, permitem que o sinal seja transmitido diretamente (e unicamente) para o receptor desejado, congestionando menos o canal de transmissão, e permitindo que mais usuários se conectem nas proximidades sem que a interferência prejudique significantemente a comunicação de todos, algo que é mais provável de acontecer em outros padrões de rede sem fio.

A tecnologia MIMO ainda tem bastante a evoluir, e um caminho a trilhar na área das comunicações sem fio. No entanto, baseando-se nas vantagens que ela traz, é possível afirmar que ela será um dos recursos mais úteis no desenvolvimento dos meios de transmissão de dados sem fio, cuja demanda vem aumentando exponencialmente nos últimos anos, e só tende a aumentar na próxima década.


f