6. Aplicações

MIMO é uma tecnologia que pode ser utilizada em variados setores de comunicação. A maior parte dos projetos implantados com MIMO ainda está em desenvolvimento. Os poucos que estão em estágio mais avançado de execução mostram como essa tecnologia pode auxiliar e melhorar as transmissões sem fio.

Dentre as aplicações que fazem uso de MIMO, destacam-se:

Wi-Fi - 802.11n

Através do uso da tecnologia MIMO, tende a ser o padrão sem fio para distribuição de mídia, dado que será capaz de alcançar altas taxas de transmissão (em torno de 300Mbps). Em conjunto com uma maior taxa de transmissão, também oferecerá um maior alcance (por exemplo, 400 metros em ambientes fechados). E a utilização de MIMO mantém a compatibilidade com aparelhos de padrões anteriores (retrocompatibilidade), o que favorece ainda mais esse novo modelo.

WiMAX - 802.16e (ou 802.16-2005)

Nesse padrão, o mais comum é o uso de 2 antenas no receptor e 2 antenas no emissor. As duas antenas se comunicam de cada extremidade entre si e avaliam qual delas está em melhores condições de interpretar e processar o sinal de entrada (com um número maior de antenas, o padrão de funcionamento permanece inalterado). Esse processo de avaliação é conhecido por "negociação", e garante uma maior eficiência no aproveitamento e na transmissão do sinal.

RFID

Para as aplicações de identificação por radio frequência, MIMO é usada nas bases receptoras, que fazem a leitura das etiquetas. As várias etiquetas de produtos variados funcionam como fonte emissora de sinais diferentes, que são processados pelos sensores localizados nas bases receptoras. Com o maior número de elementos de antena na base (utilizando a tecnologia MIMO), a leitura de muitos produtos pode ser efetuada simultaneamente, com maior qualidade e em menor tempo de resposta. As antenas da base leitora de etiquetas garantem maior cobertura em uma mesma área, permitindo que mais leituras sejam feitos em um menor intervalo de tempo, otimizando o serviço proposto.

Outras aplicações de MIMO

  1. Rádio AM/FM Digital
  2. Redes 3G e 4G
  3. Redes Mesh
  4. TV Móvel a Satélite
  5. Ultrawideband (UWB)