IMI: Projeto

Resumo
Este projeto propõe o desenvolvimento de infraestrutura de comunicações em ambientes
veiculares para suporte de aplicações inovadoras. Tais aplicações possuem dois requisitos
fundamentais: elas devem ser voltadas aos grandes eventos concentrados no Rio de Janeiro
nos próximos anos e ainda serem capazes de utilizar as oportunidades de contato oferecidas
pela presença de redes IEEE 802.11. Este último requisito é especialmente importante, visto
que a tecnologia de acesso sem-fio à Internet é, atualmente, as redes de telefonia celular.
Esse sucesso é consequência do poder de ubiquidade dessas redes que possui como
contrapartida a frequente ocorrência de períodos de congestionamento. Este projeto irá
construir uma infra-estrutura de pesquisa em redes veiculares na UFRJ, na qual serão
implementadas duas aplicações para a comunidade acadêmica: um serviço de previsão de
chegada dos ônibus pela Internet e o acesso à Internet a bordo do trem MagLev-Cobra, cuja
primeira linha encontra-se em construção na Ilha do Fundão.

A equipe deste projeto envolve pesquisadores com bastante experiência e trabalho
conjunto nas áreas de roteamento, redes sem-fio e redes veiculares. Os objetivos do projeto
são os seguintes.

Objetivos Gerais
Em linhas gerais, os objetivos deste projeto são:
· desenvolver um plataforma de teste para avaliação experimental de protocolos e
aplicações para redes veiculares;
· desenvolver aplicações de interesse para os cenários veiculares que atendam as
demandas do estado do Rio de Janeiro e, sobretudo, dos grandes eventos;
· aproveitar a renovação nos meios de transporte do Rio de Janeiro para integração com
novas aplicações e tecnologias de rede; e
· testar as aplicações em um cenário real controlado.

Objetivos Específicos
Em termos específicos, os objetivos das atividades de pesquisa deste projeto são:
· avaliação da capacidade de transmissão de dados do protocolo IEEE 802.11p através
de experimentos práticos;
· análise por simulação de protocolos de roteamento com múltiplos saltos em redes
veiculares;
· projeto, simulação e avaliação de mecanismos de encaminhamento de requisições e
conteúdos em redes orientadas a conteúdo para o cenário veicular;
· proposta de aplicações adaptadas ao ambiente veicular, considerando comunicações
em um ou múltiplos saltos;
· algoritmos eficientes de descarregamento da rede celular na rede veicular de acordo
com a aplicação e o cenário;
· implementação de duas aplicações para cidades inteligentes em ambientes veiculares.