Aplicações



Redes de Sensores


Uma das possíveis aplicações para as redes sub-1GHz é a implementação de Redes Inteligentes (Smart Grids), fazendo uma "leitura inteligente" (smart metering) e monitoramento em tempo real do consumo de gás, água e energia elétrica de residências e informando os gastos ao próprio usuário e à companhia que presta o serviço.

Como o número de dispositivos e o alcance necessários para a implementação de smart grids é muito maior do que o utilizado em redes tradicionais, isso torna as redes sub-1GHz ideias para tal aplicação, devido à alta penetração do sinal em razão da baixa frequência de operação. Assim, um grande número de sensores pode ser coberto sem que haja necessidade de dispositvos intermediários entre o sensor e o ponto de acesso.

Além do monitoramento residencial, as redes sub-1GHz também poderiam ser aplicadas nas indústrias, onde o monitoramento e controle dos dispositivos e máquinas a partir de uma única sala de controle permitiria reações mais rápidas e eficientes a defeitos e falhas. Dessa forma, utilizando as redes sub-1GHz, a sala de controle teria acesso aos dados fornecidos pelos sensores localizados nas máquinas e equipamentos distribuídos por toda a fábrica, acesso esse proporcionado pelo longo alcance deste tipo de tecnologia.

Figura 5: Smart Grid utilizando um AP 802.11ah para transferir os dados dos sensores à companhia de serviços.

Backhaul para Redes de Sensores


Figura 6: Rede Backhaul utilizando um AP 802.11ah para armazenar os dados coletados pelos sensores.

A conexão entre os sensores e os coletores de dados ou servidores remotos também poderia ser um uso interessante para as redes sub-1GHz. Um ponto de acesso (Access Point - AP) IEEE 802.11ah faria então a conexão entre os dispositivos sensores (por exemplo, o IEEE 802.15.4g) com o backbone da rede (ou núcleo da rede). Assim, o IEEE 802.15.4g faria a conexão para baixo tráfego, enquanto que o IEEE 802.11ah faria o chamado backhaul sem fio das sub-redes de sensores com o controle ou banco de dados remoto, provendo o tráfego dos dados gerados nos sensores. Além disso, devido ao longo alcance das redes sub-1GHz, os APs IEEE 802.11ah poderiam ser conectados juntos, criando uma rede simplificada.


Internet of Things


Uma aplicação importante, defendida por alguns como o futuro da tecnologia, é a utilização de redes sem fio interligando diversos dispositivos que nos cercam no dia-a-dia, criando assim o que denominam como a "internet das coisas" (do inglês Internet of Things - IoT). A utilização de um padrão de comunicação em rede sub-1Ghz tem o potencial para prover banda necessária para os diversos dispositivos se comunicarem já que a atual faixa usada para o Wi-Fi pode trazer problemas de congestionamento pela utilização de diversos dispositivos já trabalhando na sua faixa de frequência.

Dessa forma, uma grande quantidade de aparelhos e máquinas estariam interligados através de uma rede sem fio de sensores que manteria informações atualizadas a serviço dos usuários. Uma ideia útil tanto do ponto de vista doméstico - permitindo a criação de "casas inteligentes", onde geladeira, televisão, ar-condicionado e aparelhos de assistência médica estariam conectados e informados sobre os hábitos dos usuários, facilitando e assistindo a vida cotidiana - quanto do ponto de vista empresarial - no seu uso em automação, manufatura industrial e logística.

Figura 7: Internet of Things. Diversos aparelhos e equipamentos domésticos conectados em uma rede.



Anterior Esconder/Mostrar Menu Seguinte