Funcionamento

 

 

Como visto anteriormente na sessão "O que é?", a RFID utiliza frequências de rádio na transmissão de informação e vimos brevemente como isso é feito. Aqui detalharemos mais todo o processo dos dispositivos de RFID que utilizam microchip e falaremos sobre seus componentes. Resumindo, o microchip recebe os sinais de radio de um transmissor e envia de volta informações sobre a localização do mesmo em tempo real. Os sinais são capturados pelo microchip através de uma antena, em seguida, filtrados, e passam por processos de comunicação de interesses variados( banco de dados ), que vão desde um sistema de gestão de uma empresa até sistemas de identificação eletrônica de animais. Agora comentamos em que faixa de frequências a RFID é implementada através de uma tabela, sabendo que as ondas de rádio variam de 300KHz a 3GHz.

 



Faixa de Frequências             Características            Algumas Aplicações
Baixa
100 a 500KHz
Baixo raio de alcance de leitura
Baixo custo
Baixa velocidade de leitura
Identificação de Animais
Depósitos de Almoxarifados
Garagens de Veículos
Média
10 a 15 MHz
Médio raio de alcance de leitura
Custo razoável
Média velocidade de leitura
Smartcards
Alta
850 a 950MHz
2,4 a 5,8GHz
Grande raio alcance de leitura
Alto custo
Alta velocidade de Leitura
Monitoramento de veículo em trânsito


Componentes:

♦ Tag ou transponder

♦ Leitor ou transceiver

♦ Antena

O tag é o principal componente de uma tecnologia RFID. Responsável por receber e responder às transmissões, é composto por uma antena e um microchip de memória volátil, podendo armazenar de 96 bits a 32kbits.
Os tags são fabricados a partir de um material substrato( PVC, PET, Papel, entre outros ), onde é depositado o material que servirá como antena, normalmente um material condutivo como alumínio ou prata. Logo após a antena é conectada ao próprio chip do tag e por fim este e revestido, para proteção externa, com materiais como PVC laminado ou papel adesivo.

O leitor é responsável por emitir energia através de um campo eletromagnético( radiofrequência ), que por sua vez é recebida e respondida pelo tag com o conteúdo de sua memória.

A antena é um componente que pertence tanto ao tag quanto ao leitor. Ela emite um sinal de rádio, realizando a leitura e escrevendo uma informação. É a principal responsável pela troca de informações entre o tag e o leitor. Quando a antena, o transceiver e o decodificador estão no mesmo invólucro recebem o nome de "leitor"( diferente do transceiver) e se aplicam a sistemas pequeno alcance. Já para aplicações de maior alcance, a antena é externa ao transceiver, se ligando ao mesmo através de um cabo coaxial de impendância compatível.

             
                                               Figura: Funcionamento de um sistema RFID


•ERP: Enterprise Resource Planning( ou SIGE- Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
•SCM: Supply Chain Management( Controle de Estoque )
•CRM: Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)