Perguntas e Respostas

 

 

1) O RFID é uma tecnologia recente? O que motivou a sua criação?

As tecnologias que usam o chip para o processamento de informações, como as etiquetas inteligentes, pode-se dizer que são recentes pois estudos nessa área surgiram na década de 80. Porém o princípio do RFID, que é a identificação de objetos por rádiofrequência, surgiu na Segunda Guerra Mundial quando radares enviavam sinais de rádio para identificar aviões, e aqueles os identificavam como aliados quando estes realizassem manobras mudando o sinal de resposta captado.

2) Porque o RFID é considerado a tecnologia do futuro na identificação de objetos?

Por ser uma tecnologia relativamente nova seus custos de produção ainda são altos, o que faz com que outras sejam usadas atualmente, como o código de barras. Como toda tecnologia de informação ela tende a baratear, e como vimos suas vantagens sao inúmeras em relação a outras tecnologias de identificação, possibilitando dessa forma um aumento da sua oferta no mercado.

3) Porque no tipo de comunicação sequencial é necessário o uso de um armazenador de energia(capacitor, por exemplo) para que a comunicação seja realizada com sucesso?

Na comunicação sequencial os sinais são enviados simultaneamente, no entanto quando a antena/leitor termina de enviar suas informações este interrompe a emissão de sinal, por isso a necessidade do uso de um capacitor, uma vez que a trasmissão da etiqueta para a antena/leitor ocorre em pausas(pulsos) gerando dessa forma um atraso.

4) Cite 3 vantagens e desvantagens da tecnologia RFID.

Vantagens:
Capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados. Não necessita proximidade da leitora para reconhecimento dos dados.Prevenção de roubos e falsificação de mercadorias. Precisão nas informações e velocidade de envio.

Desvantagens:
Custo final elevado. Invasão de privacidade. Processamento e Energia. Miniaturização.

5) No que diz respeito a segurança, cite pelo menos uma fraqueza relativa a cada uma das 4 zonas e possíveis soluções ?

Zona 1 - Identificador: Não encriptamento dos dados armazenados na etiqueta. Solução: Aumento da vigilância para evitar acessos físicos indesejados. Criptografar os dados antes de armazena-los.
Zona 2 - Leitor: Informações não criptografadas trafegadas entre o leitor e o identificador. A segunda diz respeito a não autenticação dos identificadores por parte dos leitores. Solução: A comunicação entre os leitores e identificadores pode ser criptografada.Dificultar ao máximo que terceiros tenham acesso a rede sem fio através do aumento da segurança.Autenticar os identificadores.
Zona 3 - Serviços: Interceptação o a fonte de dados da empresa. Solução: Implementação de um controle de acesso a rede.Utilização de um sistema que possa detectar a presença de intrusos
Zona 4 - Sistema de Informação: Rastreamento da conexão de um indivíduo a outros sistemas de informação.