Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões - Redes DTN
Início
Introdução
Surgimento
Arquitetura
Troca de mensagens
Disponibilidade de Nós
Transferência
Estratégias
Segurança
Mobilidade
Perguntas
Bibliografia

Mobilidade em redes DTN:

Nas redes com mobilidade, faz-se importante o estudo do movimento dos nós que podem ocasionalmente causar um atraso ou até mesmo a interrupção da rede. O estudo da movimentação desses nós geralmente é feito através de modelos matemáticos como o random walk, que acabam por sintetizar o processo. Essa síntese gera alguns problemas de representação e faz com que os mesmos sejam falhos em vários momentos na representação de redes móveis. Dessa maneira, é de vital importância a análise das redes dtn em um cenário mais realístico onde exista a movimentação de pessoas para que possamos avaliar funcionamento, influência do movimento e comportamento dos protocolos durante a movimentação.

Os dados para o estudo da rede devem coletados com o auxílio de algum aparelho, por exemplo um gps, para que o movimento das pessoas em um determinado tempo dentro da área que deseja-se estudar seja mapeado. Com tais dados, alguns estudos muito importantes podem serrealizados como o consumo de energia que reflete diretamente nos roteadores e na taxa de entrega dos pacotes. Outro estudo seria a quantidade de mensagens em buffer em cada nó, que poderia ocasionar a perda de mensagens fazendo com que a taca de entrega de mensagens caia.

Todos esses dados são mapeados e mostrados em um gráfico de tempo de contato em que podemos avaliar se a rede foi efetiva ou não durante a coleta.

O gráfico mostra o tempo em que cada nó ficou em contato com outros, possibilitando assim a troca de pacotes