Tipos de dispositivos

O padrão IEEE define para as redes ZigBee dois tipos de dispositivos: os de função reduzida (RFD - Reduced Function Device), e os de função completa (FFD - Full Function Device).

Dispositivos FFD são aqueles aptos a funcionarem em qualquer um dos modos de operação do padrão: coordenador, roteador ou dispositivo final. Podem se comunicar tanto com outros FFD quanto com dispositivos RFD.

Os dispositivos RFD, por sua vez, são dispositivos que só podem se comunicar com dispositivos FFD. Dessa forma fica claro que esses dispositivos poderão atuar apenas como end-pointings da rede. São dispositivos mais simples e de menor custo, visando um consumo de energia ainda mais reduzido.

Funções Lógicas dos dispositivos

De acordo com a disponibilidade de funções do dispositivo (FFD ou RFD) e sua posição na rede, os nós podem ser classificados como: coordenadores, roteadores ou dispositivos finais.

Coordenador

O coordenador é o nó inicial da rede. Um dispositivo ao ser ligado pela primeira vez como coordenador iniciará sua rede selecionando um identificador PAN único no seu raio de influência. Na inicialização, todos os canais da frequência de operação são escaneados até esse PAN ID único ser encontrado. O coordenador opera em estado ativo para efetuar o controle da rede e costuma ser alimentado diretamente reduzindo o risco de falha no nó centralizador da rede.

Roteador

Os dispositivos roteadores são usados em topologias em malha (mesh) e cluster para dar maior robustez à rede. Eles possuem tabelas de roteamento e, por serem FFD, permitem encontrar o menor caminho para se chegar ao destino. Caso o roteador não possua o endereço de destino requisitado, este fará o broadcast de uma requisição de rota (route request) e receberá do destino a rota mais eficaz atualizando sua tabela. Este mecanismo dá à rede a característica de auto-regeneração caso ocorra a queda das funcionalidades de outros nós roteadores na rede.

Dispositivo final

São os nós folhas das topologias estrelas e cluster. Por serem dispositivos RFD, não fazem função de roteamente nem coordenam a rede. Eles se comunicam diretamente com o roteador pai e podem ser implementados com microcontroladores ainda menores (em termos de memória e potência) passando quase todo o tempo em estado inativo. Um dispositivo RFD é a comum localização de sensores, atuadores e sistemas de controle.

Figura3

Figura 11: Modelo de rede ZigBee

TiposDeDispositivos

Tabela 2: Funções dos dispositivo na camada de rede

TopArrow