SIMPLE NETWORK MANAGEMENT PROTOCOL

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Componentes Básicos do SNMP

 

            Uma rede gerenciada via SNMP consiste de três componentes principais:

1 – Dispositivos Gerenciados

2 – Agentes

3 – Redes de gestão de sistemas(NMS, do inglês Network Management Systems)

            Um dispositivo gerenciado é um nó da rede que contém um agente SNMP e que reside numa rede gerenciada. Dispositivos gerenciados coletam e armazenam informações para a gestão e tornam essas informações disponíveis para os NMSs por meio da utilização do SNMP. As vezes são chamados de elementos de rede,podem ser qualquer tipo de dispositivo, incluindo, mas não limitado a, roteadores e servidores de acesso, switches e pontes, hubs, telefones IP, computadores hosts ou impressoras.

            Um agente é um módulo do software de gerenciamento de rede que reside num dispositivo gerenciado. Esse tem o conhecimento local de gestão da informação e a interpreta num formato compatível com o SNMP.

            Uma NMS executa as aplicações que monitoram e controlam os dispositivos gerenciados. Esse fornece a maior parte dos recursos de processamento e memória necessários para a gestão da rede. Um ou mais NMSs podem existir em qualquer rede gerenciada.

Arquitetura SNMP:

             Uma solução de gerência deve possuir uma arquitetura, na qual existem vários elementos gerenciados, no mínimo uma estação de gerência, informação e protocolo dessa gerência. No caso da arquitetura SNMP, ela consiste em agentes principais, subagentes e estações de gerenciamento.

             Os elementos gerenciados são os dispositivos conectados a rede e os programas que rodam dentro dela.  Pode-se citar como exemplo de elementos gerenciados de hardware: modem e hospedeiros e de software: sistemas operacionais, servidores, etc. Para que seja possível que os elementos sejam gerenciados remotamente, eles devem possuir um software especial, denominados na arquitetura SNMP como agentes.

              As estações de gerência hospedam o software utilizado para gerenciar a rede. Ele é chamado de “gerente”. Visando uma maior facilidade na manutenção e um melhor entendimento por parte dos usuários da rede, as estações de gerência geralmente são centralizadas. Por isso, na maioria dos casos, só há uma estação de gerência. Só é necessário  usar mais de uma estação de gerência quando a rede demanda mais recursos do que apenas uma estação é capaz de fornecer. Essa estação pode obter informação de gerência fazendo uma sondagem dos agentes ou então,  recebendo diretamente a informação o agente. Dessa maneira, é atribuída à estação de gerência (gerente) a capacidade de modificar o estado (visto como variável) de um dispositivo remotamente. Além disso, a estação de gerência tem uma interface com o usuário buscando facilitar a gestão da rede.

Figura 2 – Exemplo de interface da estação de monitoramento via SNMP. (Extraída de filetransit.com).

             A comunicação entre os agentes e gerentes diz respeito à informação da gerência. Ela define quais dados podem se tornar parâmetros nesse tipo de comunicação. Como exemplo, podemos citar: informação de erro de transmissão e temperatura de um roteador.

             Um protocolo de gerência é utilizado para a comunicação gerente-agente. Estão incluídas nesse protocolo as operações de monitoramento e de controle da rede. As operações de monitoramento fazem a leitura da informação, enquanto as operações de controle mudam a informação que está no elemento que foi gerenciado.

             Acima de tudo, quando uma gerência de rede é adicionada a um sistema, deve-se providenciar que a influência sobre a operação do dispositivo gerada a partir de sua implementação seja mínima. Felizmente, uma vantagem do SNMP é que sua solução de gerência é muito simples. O que há de complexo, se concentra apenas nas estações de gerência.

             A arquitetura está baseada em três documentos. São eles:

 - Structure of Management Information (SMI);

- Management Information Base (MIB);

- SNMP.

            Quando uma conversa entre os agentes e o gerente (iniciada por este) é feita, uma operação chamada de polling (sondagem). As sondagens são consultas feitas de tempos em tempos pelo gerente requisitando do agente a informação de algumas variáveis de gerência vitais para o funcionamento da rede. Por meio desse processo de aferição de informação são detectados funcionamentos inesperados da rede e erros de comunicação. Raramente um agente pode dar início a uma comunicação por meio do disparo assíncrono de traps que sinalizam a ocorrência de eventos inesperados.

            O protocolo SNMP trabalha conforme um modelo de operação bem simples, chamado de modelo “fetch-store” ou “modelo de leitura escrita”. Consistindo fundamentalmente de dois comandos básicos para realizar essas tarefas: GET e SET.

Agente Principal:

            Um agente principal é um pedaço de software rodando num componente de rede SNMP, por exemplo, um roteador que responde às solicitações SNMP da estação de gerenciamento. Nesse sentido, esse age como um servidor, na terminologia da arquitetura cliente-servidor, ou ainda como um daemon, na terminologia do sistema operacional. Um agente principal depende de subagentes para fornecer as informações sobre a gestão de uma funcionalidade específica. Agentes principais também podem ser referidos como objetos gerenciados.

            O agente pode ser um programa separado (um servidor, em linguagem Unix), ou pode ser incorporado no sistema operacional (por exemplo, IOS Cisco num roteador, ou o sistema operacional de baixo nível que controla um no-break). Atualmente, a maioria dos dispostivos IP vêm com algum tipo de agente SNMP estruturado internamente. O fato de a difusão dos agentes SNMP nos dispositivos ser ampla, faz com que o trabalho do administrador da rede seja reduzido, uma vez que os seus agentes já se encontram implementados nos nós que irão compor a sua rede.

            Tal elemento de software fornece informações de gerenciamento à NMS (ao gerente), mantendo o controle sobre vários aspectos operacionais do dispositivo. Por exemplo, um roteador é capaz de acompanhar o estado de cada uma das suas interfaces: quais estão acima, quais estão abaixo, etc. Quando o agente percebe que um evento prejudicial ao desempenho do dispositivo ocorreu ele pode enviar uma trap para a NMS. Essa trap se origina no agente e é enviada ao gerente, a fim de que seja tratada adequadamente.

            Alguns dispositivos irão gerar um tipo de trapall clear” quando um transição de um estado de operação inadequada se alterar para o estado de operação adequada. Essa informação se torna relevante ao passo que confirma a resolução do problema, assim a NMS poderá saber se precisa ou não agir no sentido de tentar corrigir o problema. O feedback dessa informação elimina atuações desnecessárias por parte da NMS.

Subagente:

            O subagente é um pedaço de software rodando num componente SNMP que implementa a funcionalidade de gerenciamento de informações , esse é definido por uma MIB específica de um subsistema específico: por exemplo, a camada de ligação da ethernet.

            Alguns recursos do subagente são:

  • Recolher a informação a partir de objetos gerenciados
  • Configurar os parâmetros dos objetos gerenciados
  • Responder às solicitações dos gestores
  • Gerar alarmes ou armadilhas(traps)

Gerente ou Estação de Monitoramento:

            O gerente ou estação de monitoramento é o componente final da arquitetura SNMO. Esse funciona como o equivalente de um cliente na arquitetura cliente-servidor. Emite pedidos de operações de gestão em nome de um administrador ou de uma aplicação e também recebe armadilhas dos agentes.

            Um gerente é um servidor executando algum tipo de sistema de software que pode lidar com tarefas de gerenciamento de rede. Um gerente ou NMS (Network Management Station) é responsável pela pesquisa e por receber traps de agentes. No contexto de gerenciamento da rede, a pesquisa é a consulta a algum agente por um pedaço de informação, a qual pode ser usada a posteriori para saber se algum evento prejudicial ocorreu na rede. As traps são formas de os agentes informarem aos gerentes a ocorrência de algum evento. Assim, a NMS, baseada nas informações coletadas dos agentes, é responsável por tomar uma decisão e agir a fim de garantir o melhor funcionamento possível da rede.

            Por exemplo, quando o circuito T1 para a internet cai, o roteador pode enviar uma trap para a NMS. Por sua vez, o gerente tem autonomia para adotar algumas medidas, tal qual a mudança da paginação para que o usuário saiba que algo inesperado ocorreu.

Figura 3 – Esquema de comunicação entre os agentes e as estações de gerenciamento.

 

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