3.2.3 Tunelamento na Camada de Rede
    Quando há tunelamento na Camada de Rede, os dados são trocados na forma de pacotes IP, que recebem um cabeçalho IP adicional (com o endereço real da origem e do destino) para serem roteados através de uma rede TCP/IP.
IPSec
     IPSec é um conjunto de técnicas e protocolos definido pela IETF  e utilizado para transferir dados de maneira segura na Camada de Rede. É uma extensão do IP, que tem por objetivo garantir a privacidade e integridade dos dados enviados.
    Está baseado num modelo de segurança fim-a-fim, em que apenas o remetente e o destinatário sabem da proteção IPsec. Cada um controla a segurança em seu próprio extremo, sempre tendo em consideração que o meio físico que utilizam não é seguro.
    A fim de proteger a comunicação a ser estabelecida, o IPSec realiza uma série de tarefas. É necessário que se determine qual protocolo de segurança será usado assim como o algoritmo de criptografia. Também é preciso que sejam trocadas entre os nós as chaves necessárias para a decodificação das informações encriptadas.
    Devido a sua diversidade de opções, o IPSec requer um meio de se armazenar os parâmetros de segurança referentes a uma sessão de comunicação. Para isso são utilizadas as chamadas Associações de Segurança (Security Association, SA) que permitem que os nós mantenham registro das informações pertinentes aos relacionamentos seguros existentes entre eles.
    Para redes de larga escala, a configuração manual das SAs se torna inviável. Este problema pode ser solucionado utilizando-se o protocolo Internet Key Exchange (IKE) que fornece meios para que os nós negociem entre si as SAs a serem aplicadas e efetuem as trocas de chaves automaticamente.
    O IPSec é constituído por dois protocolos de segurança: Authentication Header (AH) e Encapsulated Security Payload (ESP). Estas duas técnicas são os principais componentes do IPSec e podem fazer uso de diferentes algoritmos de criptografia, sendo os mais usuais o Secure Hash Algorithm 1 (SHA-1) e o Message Digest 5 (MD5).
    Authentication Header (AH)
    Provê a garantia de integridade e autenticação dos dados, permitindo que o receptor verifique se o pacote recebido realmente veio de quem deveria ter vindo e se ele foi modificado. Com isso, a comunicação fica protegida contra falsificação de identidade, perda de integridade e ataque por reenvio de pacote. Não há garantia de privacidade. Adiciona um cabeçalho AH ao pacote.
    Encapsulated Security Payload (ESP)
    Provê a garantia de privacidade dos dados, utilizando criptografia para que apenas o destino seja capaz de decodificar as informações. Também fornece um mecanismo opcional próprio de autenticação, para o caso de o AH não estar sendo utilizado. É formado por três campos, sendo eles um cabeçalho ESP, uma cauda ESP e um campo referente a autenticação opcional.
    Dependendo das necessidades da rede, as duas técnicas podem ser usadas em conjunto para fornecer tanto autenticação quanto privacidade. No entanto, o AH e o ESP podem operar separadamente, sendo apenas um deles suficiente para atender a maioria dos casos. Alem disso, o IPSec pode ser implementado seguindo dois modos de operação diferentes, denominados modo de transporte e modo de tunelamento.
    Modo de Transporte
    Neste modo, os cabeçalhos de segurança são adicionados depois do cabeçalho IP, encriptando apenas do cabeçalho de transporte em diante. Dessa forma, a origem e destino do pacote ficam visíveis na rede pública.
graphic

    Modo de Tunelamento
    Neste modo os cabeçalhos de segurança são adicionados na frente de todo o pacote original, que é totalmente encriptado, e então é adicionado na frente dos cabeçalhos de segurança um novo cabeçalho IP. Portanto, um túnel IPSec é estabelecido entre a origem e destino deste novo cabeçalho IP, por onde irão trafegar os pacotes IP encriptados.
    As extremidades do túnel IPSec podem ser roteadores encarregados de lidar com os protocolos do IPSec e posteriormente encaminhar os pacotes desencriptados aos seus sistemas finais, que não precisam estar a par da utilização do IPSec.
graphic