3.2.2 Tunelamento na Camada de Enlace
      Nos protocolos de tunelamento através da Camada de Enlace, os dados são trocados na forma de quadros PPP (Point-to- Point Protocol), que recebem um cabeçalho da Camada de Rede (IP) para serem transportados através da Internet.
PPTP
     O PPP é um protocolo da Camada de Enlace muito usado para o estabelecimento de conexões discadas com a Internet. Ele permite o encapsulamento de pacotes multiprotocolo para o envio através de um enlace dedicado, como uma linha de telefone. O PPP não faz roteamento, sendo capaz de enviar quadros apenas de um ponto a outro de uma conexão.
    Extensão do PPP, o PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) permite a criação de um túnel entre dois pontos de uma rede de comutação de pacotes como a Internet para o estabelecimento de uma VPN.
    Adicionalmente, este protocolo possibilita que os dados do pacote (payload) sejam encriptados, garantindo maior segurança no envio dos pacotes pela rede.
    Para ser enviado através de uma rede TCP/IP, o quadro PPP é encriptado e encapsulado, recebendo um cabeçalho IP com o endereço real de seu destino.
    O PPTP foi desenvolvido por um consórcio de empresas formado por Microsoft, 3Com, Ascend, US Robotics e ECI Telematics e está definido na RFC 2637 da IETF (Internet Engineering Task Force). Desde o Windows 95, todas as versões do Microsoft Windows incluem um cliente PPTP.
L2TP
     O L2TP (Layer Two Tunneling Protocol) é também uma extensão do PPP, reunindo características dos protocolos PPTP (descrito anteriormente) e L2F (Layer 2 Forwarding, criado pela Cisco). Foi desenvolvido pela IETF e padronizado na RFC 2661.
    Usando tunelamento com L2TP, um usuário remoto pode se conectar a uma rede corporativa através de um ISP (Internet Service Provider). Para enviar seus dados, o cliente usa quadros PPP.
    Para serem enviados, os quadros PPP são encapsulados com um cabeçalho L2TP, que será precedido por um cabeçalho UDP. Para ser roteado pela rede pública, o pacote recebe então um cabeçalho IP.
graphic
    Esse protocolo não provê a encriptação dos dados. Para isso, pode ser usado o IPSec, como pode ser visto na imagem abaixo.
graphic