Bluetooth - Camada Física e Camada de Acesso ao Meio

Introdução

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, a curta distância. Seu intuito é substituir os cabos que conectam aparelhos móveis e/ou fixos mantendo um alto nível de segurança. É caracterizado principalmente por ser uma tecnologia robusta, que requer baixa energia e baixo custo. Ele opera em banda ISM (Industrial, Científica e Médica, na sigla em inglês) entre 2,4 e 2,485 GHz. A banda ISM está disponível e não licenciada na maioria dos países.

Por ser operante em banda não licenciada, o Bluetooth se utiliza de saltos adaptativos em frequência (Adaptive frequency hopping – AFH) para diminuir a interferência com outros aparelhos operantes na mesma faixa de 2,4 GHz. O AFH toma vantagem da frequência disponível, detectando outros dispositivos no espectro e evitando as frequência que eles utilizam. O sinal “salta” por meio de 79 frequências a intervalos de 1MHz, garantindo assim alta imunidade a interferências.

A operação do Bluetooth é dada através de redes Ad-Hoc de curto alcance conhecidas como picoredes (piconets). Cada aparelho dotado da tecnologia pode se comunicar com até sete outros aparelhos em uma mesma picorede e também, um único aparelho pode participar de diversas picoredes ao mesmo tempo. A picorede é formada dinâmica e automaticamente conforme os aparelhos entram ou saem da área de cobertura da rede. Uma grande vantagem do uso desta tecnologia é a possibilidade de efetuar transmissões de ambos dados e voz simultaneamente.

O seu raio de operação depende do dispositivo usado, que pode ser classificado em uma das três seguintes categorias:

Classe 3 raios: alcance de até 1 metro

Classe 2 raios: alcance de 10 metros

Classe 1 raios: alcance de 100 metros

A classe 1 tem utilidade em aplicações industriais e a classe 2, a mais utilizada e geralmente em dispositivos móveis, usa 2,5 mW de potência. O Bluetooth foi desenvolvido para um consumo muito baixo de energia. Isto é possível pois os rádios são desligados quando não estão em operação. Na versão 3.0 + High Speed, por exemplo, o rádio é ligado somente para a transmissão de dados, otimizando, assim, o uso da energia além de auxiliar na segurança dos rádios.

Maio de 2009