O modelo matemático do sistema foi realizado utilizando-se conceitos da teoria dos jogos. Na
verdade, a modelagem realizada é referente à entrega dos receipts, dessa forma todos os que não
participaram da entrega das mensagens, são excluídos do jogo.
Jogadores: O jogo contém d+1 jogadores: n0, n1, ..., nd. Onde n0 é a fonte das mensagens,
nd é o destinatário e n1, ..., nd-1 são os nós intermediários ordenados de acordo com sua posição
na rota entre n0 e nd.
Informações dos jogadores: Faça Ti, a informação referente ao jogador ni. Temos que para i
> 0, Ti = VERDADEIRO, se o jogador ni recebeu a mensagem; Ti = FALSO, caso contrário. De
outra forma:
Onde k é o índice do último jogador a receber a mensagem. Um ponto importante a ser
destacado aqui é que o CCS desconhece o valor de k quando o jogo começa. Por completude: T0
= VERDADEIRO.
Ações: Cada jogador ni, i > 0, possui duas possíveis ações: reportar o recebimento da
mensagem, enviando o receipt, ou reter essa informação. A ação do jogador ni é denotada por Ai.
Custo das ações: Se um jogador ni não recebeu a mensagem m, mas declara ter recebido a
mensagem, outro jogador, digamos nj precisa ter enviado o receipt para ni. Esse envio teve um
custo para nj e dessa forma, ni deve compensá-lo. Denotemos por δ o custo de envio de um
receipt entre dois nós móveis. Denotemos por Ui o custo das ações de ni:
Pagamento: Retornando ao sistema de pagamento apresentado no item anterior, para i > 0:
No caso em que i = 0, temos que o custo C pode ser utilizado como pagamento negativo:
P0 = -C = -((d-1)α + β - (d-e)γβ)
Bem-estar: Para o jogador ni o bem-estar, W, pode ser calculado como o pagamento
recebido menos o custo de suas ações:
W = Pi – Ai