QUALIDADE DE SERVIÇO

 

Para que se possa medir a qualidade da voz obtida, deve-se pré-estabelecer uma métrica a ser seguida, de tal forma a definir os níveis de qualidade de voz e os correspondentes valores limites dos parâmetros de desempenho de rede. Podem ser utilizadas as seguintes métricas:

 • Vazão: taxa de transmissão em bits por segundo (bit/s);

• Atraso por pacote: tempo que um pacote leva da origem até o destino;

• Variação no atraso: é a variação do atraso por pacote entre dois pacotes subjacentes. Por meio dessa métrica, consegue-se analisar quão constante é o roteamento de pacotes processado por salto (hop);

• Taxa de perda de pacotes: quantidade de pacotes que foram descartados por fluxo

numa transmissão de dados (Voz).

     Existem duas formas para medir os parâmetros de desempenho. Um onde o tráfego é unidirecional, isto é, os agentes geradores e coletores se posicionam em máquinas distintas (origem e destino, respectivamente); e outro é quando o tráfego é gerado e coletado numa mesma máquina. Nesse segundo caso, é preciso mais um agente, responsável por refletir os dados na máquina destino.

Note que a aferição da qualidade não pode ser feita predefinindo um dia da semana, duração e um horário das chamadas, pois o estado da rede se altera no decorrer do período.

Portanto, é necessário realizar várias rodadas de teste durante todo o período de interesse de realização (8 horas ou 24 horas).

Os atrasos podem ser dos seguintes tipos:

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 Na prática temos problemas que ainda devem ser solucionados como:

 

§        A voz fica na maior parte das vezes metalizada;

 

§        Não há grande segurança.

  

§        Eco:  muito mais do  que nas redes de telefonia comum baseadas em comutação de circuitos, no sistema de VoIP ocorre o problema do eco. Eco é sentindo quando há um desencontro entre o sinal mandado e refletido, de tal maneira que a diferença entre os dois é maior do que 40 ms, valor no qual o ouvido humano consegue captar diferentes sons.  . Este fenômeno também pode ser observado quando é utilizado um conjunto alto-falante microfone no receptor, possibilitando que o sinal seja captado pelo microfone e reenviado ao transmissor.

 

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