6. Considerações Finais
Atualmente, existem basicamente três tipos de sistemas de criptografia que se baseiam em três problemas matemáticos diferentes: problema de fatoração de inteiros (IFP - Integer Factorization Problem), problema do logaritmo discreto (DLP - Discrete Logarithm Problem) e o problema aqui apresentado; problema do logaritmo discreto em curvas elípticas (ECDLP - Elliptic Curve Discrete Logarithm Problem). Analisando em termos de segurança cada um desses problemas, há algoritmos de complexidade sub- exponencial que conseguem resolver os dois primeiros problemas, enquanto que o último problema é puramente exponencial. Sendo assim, pode-se observar que o problema de logaritmos discretos em curvas elípticas é considerado mais difícil de resolver que os demais.
Em termos de eficiência, estudos mostram que as melhores implementações de cada um dos sistemas indicam que o sistema de criptografia em curvas elípticas executa, aproximadamente, 10 vezes mais rápido que os demais sistemas. Outro fator importante para medir avaliar a eficiência, enquanto que o RSA, algoritmo baseado no problema de fatoração de inteiros, necessita de uma chave privada de 2048 bits para “assegurar” a segurança, o sistema ECC (Elliptic Curve Cryptography) necessita de uma chave privada de 160 bits para “assegurar” o mesmo nível de segurança.
Pode-se concluir que a utilização da criptografia com chave pública baseada em curvas elípticas é uma excelente escolha em termos de segurança e eficiência.