2.1 Adição: Abordagem Geométrica
Curvas elípticas formam um grupo, cuja operação básica é adição. A adição de dois pontos em uma curva elíptica é definida geometricamente.
Seja um ponto P = (xP,yP) pertencente à curva, é definido o negativo de P, a sua reflexão em relação ao eixo-x, ou seja, -P = (xP,-yP). Note que para todo ponto P, o ponto -P também pertence à curva (curvas elípticas são simétricas em relação ao eixo-x).
Agora, será definida a soma de dois pontos distintos P e Q pertencentes à curva, tal que P ≠ -Q. Os pontos P e Q definem uma reta, que interceptará o gráfico da curva em exatamente mais um ponto, chamado -R. A soma em curvas elípticas é definida de maneira que P + Q = R.

graphic

Considerando o caso em que Q = -P, a linha definida por estes pontos é vertical e não corta o gráfico da curva em um terceiro ponto. É por esta razão que o grupo inclui o ponto no infinito O. Por definição P + (-P) = O. Como resultado desta equação, P + O = P. O ponto O é a identidade da operação de adição.

graphic

Considerando o caso em que Q = P, isto é, somar P a ele mesmo; se yP ≠ 0, a tangente a curva no ponto P interceptará o gráfico em outro ponto exatamente, chamado de -R. A operação de dobrar um ponto é definida de maneira que P + P = 2P = R.

graphic

Finalmente dobrando o ponto P, no caso em que yP = 0, a reta tangente sempre será vertical e não interceptará o gráfico da curva em outro ponto. Neste caso, por definição, 2P = O e como conseqüência disso 3P = P, 4P = O, 5P = P, 6P = O etc.

graphic