Introdução:

Por anos, profissionais da área de tecnologia enfrentam um problema: como é possível conectar aplicações heterogêneas  de forma flexível para atender as demandas do mercado?

O paradigma de "Web Services" apareceu como um poderoso instrumento para integrar aplicações de alta tecnologia. Combinando os benefícios da programação estruturada a componentes e a Web, essa nova tecnologia criou um conceito chamado de "Arquitetura Orientada a Serviços", ou SOA.

Um "serviço" é um componente habilitado para uso em rede. Como os componentes, os serviços em geral, inclusive os Web Services, representam uma funcionalidade que pode ser facilmente reutilizada sem nenhum conhecimento específico sobre o mesmo, como em que linguagem foi desenvolvido, sistema operacional, etc.

Integrando esses serviços com a Web, o resultado é um sistema que se integra bem com a empresa e é flexível o suficiente para mudar de acordo com a demanda do mercado.

As aplicações desenvolvidas com Web Services fornecem os mesmos resultados que as aplicações normais, mas com os seguintes diferenciais: