| Anterior | Inicial | Próximo |
1 - Introdução
1.1 – O que é Firewire
Firewire é um barramento serial de alta velocidade originalmente desenvolvido pela Apple. Sua missão é a de ser o barramento universal usado em computadores para conexão com dispositivos eletrônicos e outros computadores, eliminando a diversidade de tipos de cabos e conectores existentes. A escolha de se usar um barramento serial, em vez de um paralelo, se deveu principalmente ao fato de os conectores e cabos envolvidos serem de tamanho menor, fator importante se considerarmos que grande parte dos dispositivos a serem usados são portáteis, portanto de pequeno porte.
1.2 – Firewire x IEEE 1394
Atualmente duas nomenclaturas são utilizadas para se referir ao Firewire. O nome Firewire é o nome de batismo dado ao padrão desenvolvido pela Apple, e é usado pela empresa e por alguns outros fabricantes.
No final dos anos 80, a Apple submeteu seu desenvolvimento ao IEEE, para fins de padronização. A primeira versão da especificação do IEEE foi publicada em 1995 e foi denominada IEEE 1394. Assim, podemos perfeitamente considerar que ambos os nomes se referem à mesma coisa e coexistem por razões pura e simplesmente de marketing.
1.3 – A disputa comercial
Como foi dito anteriormente, o Firewire foi inventado pela Apple, sendo posteriormente padronizado pelo IEEE. No começo do uso da tecnologia, algumas empresas estavam interessadas em seu desenvolvimento, entretanto a Apple cobrava altos royalties pelo uso de sua patente. Devido a este fato, a Intel, que era uma das maiores empresas envolvidas, abandonou de certa forma o Firewire e partiu para a criação do que veio a ser o maior concorrente deste , o padrão USB 2.0.
Em 1994 foi fundado um órgão, o 1394 Trade Association, que visa coordenar o desenvolvimento e a evolução de dispositivos que estejam envolvidos com o IEEE 1394. Este órgão é formado por diversas grandes empresas, entre as quais podemos destacar Apple, Sony, Intel, Microsoft, JVC, Matsushita, Compaq, NEC, Philips e Samsung.
É interessante observar que, mesmo sendo a principal parte responsável pelo maior concorrente do Firewire, o USB 2.0, a Intel faz parte deste órgão que coordena os trabalhos de desenvolvimento do Firewire. Isto certamente se deve ao fato de que, como a Intel também é fabricante de placas-mãe, mesmo sendo um concorrente ela não poderia deixar de se envolver e de suportar o padrão da Apple em seus produtos, sob pena de perder boa parte de seu mercado de placas-mãe.
Posteriormente iremos ver com muito mais detalhes esta disputa de mercado entre as 2 tecnologias, apontando as vantagens e desvantagens de uma em relação à outra.
| Anterior | Inicial | Próximo |