| Anterior | Inicial | Próximo |
3 – Conclusão
3.1 – Perspectivas futuras da tecnologia
Após tantas mudanças com a chegada do padrão IEEE 1394b, pode-se esperar que as características do Firewire descritas neste texto se mantenham as mesmas por um bom tempo (algo como 2 anos ou mais). Muitos dispositivos vêm sendo desenvolvidos de acordo com este novo padrão e suas características fazem com que ele sirva bem a seus propósitos por mais um longo tempo, considerando a velocidade atual de crescimento da demanda por banda.
Sendo assim, o que teremos nos próximos anos é uma diversificação cada vez maior das aplicações onde o IEEE 1394 está presente, como já vem acontecendo atualmente. Uma das áreas em que os desenvolvedores do Firewire estão apostando alto é a das redes caseiras, cujo potencial de vendas é enorme.
Em maio deste ano foi aprovado um padrão do Firewire sem fio. Este padrão implementa o Firewire sobre o IEEE 802.15.3, que é um padrão chamado IEEE P802.15.3 High Rate (HR) Task Group (TG3) for Wireless Personal Area Networks (WPANs). Como diz o nome, este é um grupo de trabalho do IEEE que tem por objetivo o desenvolvimento de redes pessoais sem-fio de alta velocidade. A especificação define 5 taxas de transferência: 11, 22, 33, 44 e 55 Mbps. Estas taxas são muito próximas das disponíveis nos protocolos IEEE 802.11 já publicados (o 802.11n promete taxas de até 250 Mbps, mas ainda não foi publicado), portanto possivelmente o IEEE 1394 irá competir com este também.
Dois aspectos muito interessantes do padrão 802.15.3 para a implementação sem fio do Firewire são o seu baixo consumo de energia e baixo custo, o que se casa perfeitamente com as características dos diversos dispositivos portáteis Firewire, facilitando bastante a entrada deste no mercado dos dispositivos sem-fio. Com uma implementação bem sucedida do Wireless Firewire, fica bem mais fácil alcançar o objetivo de dominar as redes caseiras, o que pode ser o fator decisivo nas disputas tecnológicas em que o IEEE 1394 está envolvido.
3.2 – Comentários finais sobre o tema
Neste trabalho pudemos conhecer mais sobre uma tecnologia que já está bastante difundida no exterior, mas que ainda não chegou com muita força ao Brasil. Talvez a principal razão para isso é que os principais dispositivos onde o Firewire já é bastante utilizado são equipamentos multimídia de alta qualidade, como filmadoras digitais por exemplo, cujo preço ainda é bastante alto para o consumidor brasileiro em geral.
O desenvolvimento tecnológico nesta área está bastante rápido e com isso em pouco tempo chegam aos consumidores a preços acessíveis dispositivos com recursos anteriormente só vistos em equipamentos profissionais, como filmadoras digitais de alta resolução por exemplo.
A disputa tecnológica está muito acirrada, sendo muito difícil prever quem sairá vencedor e se teremos uma tecnologia dominando várias áreas ou algumas coexistindo. Sendo assim, é difícil saber se o Firewire continuará existindo e tendo sucesso ou se acabará sendo derrotado e desaparecendo depois de alguns anos.
Entretanto,
devido à excelência da tecnologia e sua grande
versatilidade, creio que ainda iremos ouvir muito sobre o Firewire
nos próximos anos, e provavelmente ele chegará em
nossas casas num futuro próximo.
| Anterior | Inicial | Próximo |