Motivação


Com o crescimento cada vez maior da internet, vem se tornando cada vez mais importante agilizar o processo de roteamento para poder suportar o tráfego gerado.

No roteamento IP, cada roteador no caminho, analisa o cabeçalho do pacote IP e o encaminha de acordo com sua tabela de roteamento, desta forma o tempo de processamento tende a aumentar com o aumento das redes. Uma forma de otimizar este tempo de processamento é com a utilização do protocolo MPLS.

Numa rede MPLS, somente os roteadores de borda (LER) analisam o pacote, criando em seguida um caminho para este e atribuindo ao pacote um rótulo (label). Desta forma, os outros roteadores apenas farão substituições dos rótulos até que o pacote chegue ao seu destino. Como a maior parte do processamento dos pacotes é feito nos roteadores de borda (LER), o processamento no núcleo da rede é reduzido consideravelmente. E como a taxa de pacotes que transitam no núcleo da rede é maior do que a taxa de pacotes que transitam na borda das redes, o processo torna-se mais eficiente.

Um outro fator importante presente na rede MPLS é a facilidade da implementação da engenharia de tráfego, visto que a partir da descoberta de um enlace de rede saturado, pode-se escolher caminhos mais rápidos, para pacotes de maior prioridade. Fazendo assim com que haja uma melhora no desempenho da rede.


[Anterior] [Próximo]