Introdução


As novas aplicações que necessitam de recursos da rede são cada vez mais comuns, e a popularização da Internet cresce a cada dia. Transmissão de TV na Internet, conferências e jogos on-line são exemplos de aplicações que necessitam de requisitos específicos para um bom desempenho. Em um futuro próximo, o uso dessas aplicações multimídias pode ser mais freqüente e fazer parte do dia-a-dia. Para isso ser possível, é necessário que as tecnologias que interconectam as diferentes redes sejam capazes de diferenciar fluxos de dados mais prioritários dos menos prioritários.

O protocolo IP (Internet Protocol), desenvolvido para aplicações tolerantes ao atraso, satisfez, na época em que foi idealizado, aos requisitos de aplicações onde a entrega do pacote seguindo o modelo do melhor esforço era suficiente. Porém, a popularização cada vez maior de aplicações multimídias, sensíveis a esses parâmetros, requer a diferenciação de serviços para garantir a Qualidade de Serviço (QoS). Como o protocolo IP não é capaz de fornecer garantia de QoS, outros protocolos e arquiteturas foram propostas para executar esta tarefa. Como exemplo de arquitetura pode-se citar o MPLS, que será o tema de estudo deste trabalho.

O MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um framework definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) que proporciona o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfegos através da rede. A informação em uma rede MPLS é processada e dividida em classes de serviço, e os dados são encaminhados através de rotas estabelecidas anteriormente por essas classes, sendo feito apenas comutação.

O MPLS é uma tecnologia utilizada em backbones, e tem o objetivo de solucionar problemas atuais de redes de computadores como velocidade, escalabilidade, gerenciamento de qualidade de serviço(QoS) e a necessidade de engenharia de tráfego (TE).

A aplicação mais interessante do MPLS consiste na sua utilização em conjunto com o IP. Desta forma temos o melhor de dois mundos, pois torna possível a utilização conjunta do roteamento de pacotes e a comutação de circuitos.

[Anterior] [Próximo]