Perguntas

 

  • Cite três benefícios proporcionados pela implantação de VLANs e comente um destes.

Controle do tráfego broadcast, segmentaçaõ lógica da rede, reduçaõ de custos e facilidade de gerenciamento, independência da topologia física e maior segurança.

Mais na seção "Definição, motivação e benefícios".

  • Diga quais as vantagens e desvantagens de uma VLAN baseada em porta em comparação com uma VLAN baseada no endereço IP .

A configuração simples rápida é a principal vantagem de uma VLAN baseada em portas.

A necessidade de reconfiguração quando há movimentação de usuários para fora da ponte onde estavam conectados e o fato de que a conexão de um outro dispositivo de rede (repetidor, comutador) a uma porta torna todas as estaçoes ligadas a este, membros da VLAN podem ser citadas como desvantagens.

Para uma VLAN baseada no endereço IP, a grande vantagem é a não necessidade de reconfiguraçaõ quando há movimentação de usuários, isto se não houver mudança no endereço de rede. Porém, o encaminhamento de pacotes requer mais tempo, já que é feita a análise de uma informação da camada 3.

Mais na seção "Tipos de VLANs".

  • As decisões sobre o encaminhamento de um quadro são baseadas em três regras: entrada, encaminhamento entre portas e saída. O que cada uma determina?

A regra de entrada determina a qual VLAN o quadro recebido pertence. A regra de encaminhamento entre portas decide se um quadro deve ser encaminhado o descartado. e por último a regra de saída define se o pacote deve ser rotulad (tagged) ou não (untagged).

Mais na seção "Tratamento de quadros".

  • Quanto ao processo de identificação, como são tratados quadros sem rótulo e com rótulo de prioridade?

São tratados da mesma forma, ou seja, como quadros que não possuem identificação da sua VLAN de origem.

Mais na seção "Classificação de quadros".

  • O que possibilta a coexistência de dispositivos com e sem suporte ao padrão IEEE 802.1Q numa mesma rede?

A coexistência entre dispositivos com e sem suporte a VLANs 802.1Q só possível devido a existência do identificador VLAN por porta (PVID). Este identificador é associado, internamente, a cada porta de um dispositivo de rede (comutador) e são responsáveis pelo encaminhamento de pacotes sem rótulo.

Mais na seção "Um exemplo prático ...".

 

[Anterior]

 

 

 

[Voltar para o índice]

 

 

 

[Próxima]