Arquitetura

Um endereçamento LISP é composto de dois endereços independentes entre si. O primeiro, Endpoint Identifier (EID), é designado aos terminais inseridos na rede. Já os Routing Locators (RLOCs) são os dispositivos (principalmente roteadores) que farão parte do sistema de roetamento global. Essa separação entre EID e RLOC permite que um mesmo terminal possa se comunicar através de diversos roteadores.

Tendo essas informações, os pacotes são roteados através de uma rede preparada para funcionamento do LISP, que através de roteadores de ingresso (ITR) e egresso (ETR) de um túnel, tem suas tomadas de decisão de encaminhamento definidas por um resolvedor de mapas (MR) baseadas em um servidor com o mapa de topologia da rede (MS).

Mapeamento

O mapeamento dessa rede consiste em conectar de forma distribuída as EIDs (estações) e RLOCs (roteadores com informação de localização). O LISP funciona basicamente como um serviço de DNS, porém, ao invés de resolver endereços de IP em função de URLs, o LISP resolve RLOCs em função de EIDs. Essa informação é agregada no cabeçalho através do encapsulamento do pacote IP contendo as informações dos EIDs dentro de um pacote IP destinado ao RLOC. Como se trata de um encapsulamento, qualquer tipo de combinação entre IPv4 e IPv6 é possível.