Serviços
A implementação de qualquer função em um sistema de automação de uma subestação é baseada no uso de serviços apropriados definidos no padrão IEC 61850. Um serviço IEC é definido como a capacidade funcional de um recurso que pode ser modelado por uma sequência de primitivas. Uma primitiva de serviço nesse caso é uma representação abstrata, inependente da implementação, de uma interação entre o usuário do serviço e o provedor. Interface de Serviço de Comunicação Abstrata(ISCA) é a interface virtual para um IED prover serviços de comunicação abstrata, comunicação por exemplo, acesso variável, transferência de dados não solicitados, controle de dispositivos e serviços de transferência de arquivos, independentes de perfis usados.
Para que os serviçoes de comunicação abstrata sejam usadas em um sistema real, elas precisam ser mapeadas para um protocolo de comunicação. Isso é feito usando o Serviço de Mapeamento de Comunicação Específico(SMCE) - o procedimento padrão que faz o mapeamento concreto dos serviços ISCA e objetos em um protocolo particular ou perfil de comunicação. Os nós lógicos, dados, e atributos de dados são definidos principalmente para especificar a informação requerida para realizar a transferência de informação entre IEDs, enquanto a troca de informação é definida pelos meios de serviço.
Muitos serviços operam diretamente nos atributos do modelo de informação. Outros serviços possuem um comportamento mais complexo, que é dependente do estado de alguma máquina de estado específica. IEC 61850 define uma gama de serviços que podem ser orientados a conexão ou não. Serviços podem precisar alcançar requerimentos diferentes. Segue uma lista de serviços usados em sistemas de automação de subestação baseados no padrão:
- Dispositivos de Controle
- Troca rápida e confiável de informações de estado através de P2P
- Fazer o Log ou recuperar qualquer quantidade de dados
- Configurar e administrar parâmetros de grupos de preferências
- Transmissão de valores amostrados de sensores
- Sincronização de Tempo
- Transferência de Arquivo
- Configuração Online
IEC 61850 define na Parte 8-1 e 9-1/9-2 mapeamento de serviços específicos - a sintaxe específica(formato) e especialmente a codificação da mensagem que carrega os parêmtros de servicos de um serviço e como esses são passados por uma rede, definem o serviço de mapeamento de comunicação específica(SMCE).