Rapid Spanning Tree Protocol

O tempo de convergência do STP é considerado muito lento e, portanto, foi atualizado para ser mais rápido para um protocolo que se chama Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP) que foi padronizado pelo IEEE sob o código 802.1w.

Enquanto o STP leva em torno de 30s e 50s para re-convergir em caso de mudança na topologia, o RSTP leva menos de 1s.

O RSPT é muito parecido com o STP. Muitos de seus parâmetros são iguais, o que facilita a usuários acostumados ao STP configurarem o RSTP. Entretanto há algumas diferenças, elas são:

Envelhecimento de enlaces

A primeira diferença está no envelhecimento. No STP, se um enlace caia, era esperado um tempo de resposta (default de 20s) e enviava um BPDU TCN para a raiz com essa informação. O enlace só seria considerado caído quando o switch raiz enviasse BPDUs TCN (TCA) confirmando para todos os demais switches. Já no RSTP, os BPDUs utilizam três vezes o hello-time (dafault de 2s) para considerar um enlace caído. Ou seja, se em 6s não houver resposta, o switch já considera a conexão perdida e seta seus BPDUs para informar os demais switches.

BPDUs

Há um novo tipo de BPDU usado no RSTP. O campo "type" do BPDU carrega o número 2 para o RSTP, enquanto carregava o número 0 para o STP. Além disso, antes os flags eram apenas do tipo TC (Topology Change) e TCA (Topology Change Aknowledgement). Agora, 6 bits são adicionados para conter a função e o estado da porta que gera o BPDU. Entretanto, o RSTP continua a entender os BPDUs do STP.

Estados e classificação das portas

Algumas portas de switches são conectadas aos hosts. Nesse caso, não há necessidade de classificá-las como era feito no STP (porta raiz ou porta designada), pois elas já não causariam loops mesmo que a topologia não fossem no formato de árvore. Portanto, no RSTP, essas portas recebem uma classificação especial chamada de "edge ports" ou portas de extremos. Além disso, os estados "Desabilitada", "Escutando" e "Bloqueando" do STP são todos iguais e chamados de estado "Descartando" no RSTP. Que não recebe, nem envia quadros Ethernet, mas que recebe e envia BPDUs. As portas "Aprendendo" e "Enviando" são mantidas.

Além disso há outros duas classificações possíveis para as portas: "Aleternate Port", porta alternativa e back-up porta, porta de back-up.

A porta alternativa é a melhor porta que leva à raiz, excetuando-se a porta raiz. Ou seja, é uma alternativa à porta raiz. Caso a porta raiz falhe, a porta alternativa é eleita porta raiz automaticamente. Caso a porta raiz esteja funcionando bem, ela fica no estado "Descartando".

Já a porta back-up constitui-se da melhor porta que leva um switch a ele mesmo. A imagem a seguir exemplifica esses tipos de portas:

Retirada de [7]

Vantagem do RSTP

Ou seja, graças aos caminhos alternativos calculados previamente, quando um enlace falha, os switches são capazes de excluí-lo da topologia imediatamente sem ter que calcular uma nova árvore, o que aumenta a velocidade de convergência do algoritmo significativamente.

Página Anterior
Próxima Página