O que são redes veiculares ?

As redes veiculares são formadas por um sistema de comunicação entre veículos (nós) ou entre veículos e estruturas fixadas ao longo das vias e que se comunicam entre si através de interfaces de comunicação sem-fio.

Através das redes veiculares, pode-se resolver ou minimizar alguns problemas vistos no trânsito, principalmente ligados a segurança e assistência aos motoristas e passageiros, além de também poder ser usada até mesmo em prol do entretenimento.

Como era de se esperar esse tipo de rede apresenta alguns desafios para que possa ser implementada e funcionar de forma eficiente. Por se tratar de uma rede formada por nós que se movem ( uma rede dinâmica) , surgem problemas como a rápida perda de conexão entre os nós ou até mesmo a falta de nós que formam um rede ( problema de escalabilidade).

redes_veiculares

Tipos de redes veiculares :

Ad hoc puro - ( Vehicular Ad hoc NETwork – VANET )

Nessa arquitetura os veículos comunicam-se entre si sem qualquer suporte externo ou elemento centralizador e cada veículo funciona como um roteador que encaminha tráfego por meio de múltiplos saltos. Esse tipo possui a desvantagem de conectividade da rede, já que depende da quantidade de veículos formadores da rede e do trajeto que eles realizam.

Infraestruturada

Essa arquitetura se diferencia da anterior por possuir elementos externos fixados ao longo das vias, que funcionam como nós intermediários e que centralizam todo o tráfego da rede. Esse tipo possui a desvantagem do alto custo gerado pela necessidade da estrutura externa.

Híbrida

Essa arquitetura é uma mistura da “Ad hoc puro” com a “ Infraestruturada”. Ela é construída com o mínimo de elementos externos que garantam a interconexão entre os nós e os mesmos podem realizar múltiplos saltos. Dessa forma os problemas dos tipos anteriores são “solucionados”.