Tecnologias Celulares 
 

FDMA: Tipo de acesso usado para o sistema analógico, divisão na freqüência. Para melhor entender FDMA, pense em estações de rádio: Cada estação envia seu sinal a uma freqüência diferente dentro de uma banda disponível. FDMA não é aconselhável para transmissões digitais.

Gráfico da Divisão pela frequência

Gráfico da Divisão pela Frequência


TDMA: Divisão no tempo, usado para GSM, IS-136 e IS-54. TDMA tem três vezes mais capacidade do que um sistema analógico utilizando o mesmo número de canais. Operam em freqüências de banda 800-MHz (IS-54) ou 1900-MHz (IS-136). Cada conversação utiliza o rádio por um terço do tempo. Isso é possível porque o dado da voz que foi convertido em informação digital é comprimido para que tome um espaço de transmissão significativamente menor.

tdma

Gráfico da divisão no tempo


GSM: O Sistema Global para Comunicações (2G) utiliza a tecnologia TDMA, no entanto de uma maneira diferente e incompatível do IS-136. É o padrão internacional utilizado na Europa, Austrália e parte da Ásia. GSM opera nas bandas 900-MHz e1800-MHz na Europa e Ásia e nas bandas 850-MHz e 1900-MHz nos Estados Unidos. Utiliza encriptação para tornar as chamadas telefônicas mais seguras.
O avanço dessa tecnologia se deu com o UMTS na qual a tecnologia da terceira geração começou a ser implementada e surgindo posteriormente o HSDPA e o HDUPA, que são tecnologias de alta velocidade capaz de suportar banda larga móvel , TV no seu celular, jogos multiplayer no celular etc.


CDMA: Acesso Múltiplo por Divisão de Código é um método de acesso a canais em sistemas de comunicação. É utilizado tanto para a telefonia celular quanto para o rastreamento via satélite (GPS). A tecnologia possui muitas variantes, a primeira é a CDMAone da segunda geração (2G) de celulares; a outra é a CDMA(2G), que é a mais utilizada, ambas produzidas pela Qualcomm. Além dessas, ainda há o padrão CDMA20001xRTT(2,5G),e o CDMA2000 1xEV-DO da terceira geração (3G) de celulares.

cdma

Gráfio da divisão por códigos

CDMA ONE: Primeiro padrão de tecnologia CDMA definido pela TIE e EIA desenvolvido para fins comerciais. Dividiu-se em 2 grupos, o IS95A que ficou conhecido popularmente como 2G, alcançava taxas de até 14Kbps.O outro era o IS95B, comercialmente conhecido como 2,5G alcançando velocidades de até 65Kbps.Essa tecnologia não foi só usada para telefonia, mas também para PCS, redes sem fio fixas e outras.

Arquitetura CDMA

 

 

EV-DO: EV-DO significa "Evolution Data Optimized", que é um padrão para redes sem fio de alta velocidade usada para conectividade da Internet em banda larga. Ela permite que os usuários tenham acesso à Internet de alta velocidade, com taixas de até 2,4Mbps sem a ajuda de um hotspot(Espaço onde disponibiliza conexão wireless). Basta inserir um modem EV-DO no computador através da porta USB, que os usuários se conectam a Internet em segundos. Fácil de instalar e de configurar, você consegue se conectar a rede de qualquer lugar em que o sinal alcance. No Brasil a maioria das operadoras de celular já implementaram esta tecnologia. EV-DO transmite seu sinal através de um canal apenas, utilizando tecnologia IP, alcançando um maior aproveitamento das redes de banda larga. A tecnologia também passou por duas revisões.A primeira delas foi chamada de Revisão A, onde foram feitos melhoramentos na velocidade, a latência diminuiu ainda mais (<50ms), foram implementados serviços mais avançados como jogos multiplayer, VoIP, PTT.Sua qualidade de serviço (QoS) também foi aprimorada. Logo após veio a Revisão B, onde praticamente tudo se manteve, somente melhorando a qualidade dos serviços avançados e aumentando a escalabilidade da rede.

Arquitetura EV-DO


EV-DV: A EV-DV, Evolution-Data/Voice, assim como EV-DO é um padrão de tecnologia para redes sem fio móvel de alta velocidade que teve seu desenvolvimento suspendido, e por enquanto a evolução do CDMA2000 está sendo feita através do CDMA2000 1x EV-DO. A razão é que as redes de telecomunicações estão evoluindo para as arquiteturas IP (toda em IP - Internet Protocol), de tal forma, que não só os dados como também a voz está sendo transmitida através de pacotes.Outro motivo é o custo pois esta tecnologia possui uma estrutura muito complexa o que resulta num custo maior para sua implementação. Porém EV-DV possui uma taxa de transferência alta que alcança 4,8Mbps além de terem sido feitas diversas melhorias na qualidade de serviço, e nos serviços que exigem uma maior demanda da banda, como jogos multiplayer, VoIP etc.

UMB: É o nome dado ao projeto em conjunto com a 3GPP2 para melhorar o padrão da telefonia celular CDMA2000 e suas aplicações nas próximas gerações. O sistema é baseado na Internet (TCP/IP) com períodos de pico de até 280 Mbit/s.Ela consiste numa praparação tecnológica para os serviços futuros que a ITU vier a exigir. UMB é na verdade uma combinação de tecnologias como CDMA, TDM, LS-OFDM, OFDMA.Sua latência é menor do que 16ms, capaz de suportar mais de 1000 usuários para VoIP, e consome menos energia que todas tecnoogias existentes atualmente.

Quadro demonstrativo da evolução do CDMA

 

Voltar

clique para consultar o Glossário das siglas e expressões

 

 

 

 

home