Aplicações

Como já visto, a principal aplicação da rede definida por Software é a programação da rede. Nesse quesito, o SDN torna permite que a rede seja mais flexível e além de facilitar a administração.

Uma das principais camadas da arquiterura do SDN é a Aplicação na Rede (Network Applications), é nela onde é implementado a parte logica e de controle que será traduzida em comandos para os comutadores, ditando assim, como serão realizados as rotinas e as transmissões de pacotes entre os roteadores e comutadores [1]. Por exemplo, a arquitetura do SDN torna possível a implementação de soluções de roteamento especialmente desenvolvidas para um ambiente particular, o controle de interações entre os diversos comutadores, oferecendo para os computadores, a eles ligados, a impressão de estarem conectados a somente um único comutador ou roteador.

A maioria das aplicações podem ser agrupadas em 5 categorias : Engenharia de tráfico, mobilidade e redes sem fio, monitoramento e medição, segurança e por fim, redes de centro de dados(Data Center Networking).

Entre vários cenários onde estão sendo adotadas a tecnologia do SDN e OpenFlow, temos :