Conclusões Finais

Cada vez mais a necessidade por dispositivos rápidos e seguros, capazes de se comunicar através de longas distâncias e que, ao mesmo tempo, consumam pouca energia, cresce. Isso porque é preciso contornar as dificuldades atreladas ao conceito de IoT. O ideal seria se um único dispositivo pudesse atingir todas essas exigências, mas elas afetam umas às outras, ora se complementando, ora se atrapalhando.

Atualmente, existem vários inovadores desenvolvimentos em redes e tecnologias LPWAN, tais como LoRa, Sigfox, NB-IoT e muitas outras. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos, se destacando sobre as outras por motivos diferentes. No entanto, nosso trabalho almeja discutir apenas uma delas.

LoRa é uma tecnologia que permite comunicação por longas distâncias, oferece eficiência energética para dispositivos com especificações diferentes e segurança de dados. Por esses motivos, ela é uma das primeiras escolhas quando se quer fazer uma rede de sensores IoT distantes do gateway. O uso de uma faixa de frequências não-licenciada faz com que ela tenha um baixo custo e seja mais acessível. No entanto, mesmo com o alcance chegando a quase 12km, pode ser necessária a utilização de mais de um gateway para cobrir uma grande área.

Concluindo, a tecnologia LoRa e as especificações LoRaWAN são uma excelente escolha para implementar redes de sensores IoT com longas distâncias, mesmo tendo suas limitações.